Evolve Fitness Concept

Como ter motivação para fazer exercício?

Como ter motivação para fazer exercício?

No dia a dia, nem sempre surge motivação para fazer exercício, seja pelo cansaço do trabalho, seja porque simplesmente não existe vontade de fazer qualquer tipo de atividade física, ou mesmo, porque no início da atividade física se criam obstáculos, como por exemplo;

Cair no erro de criar toneladas de ambição e quilos de entusiasmo, ou seja, com grandes objetivos: “Quero fazer exercícios todos os dias”, “Quero levantar muito peso”,” Quero começar com uma dieta rígida”, para iniciar a prática desportiva torna-se excessivo e difícil para cumprir a longo prazo, vai sentir-se bastante cansado(a), acaba por não ter vontade de fazer exercício e dificulta o foco na prática do exercício e como torná-lo um hábito.

A motivação, na maioria dos casos, perde-se devido a um leque de fatores, como o exercício ser sempre o mesmo, não criar objetivos a curto prazo, não atingir as metas, não desafiar-se e principalmente, a falta de acompanhamento de um treinador profissional (PT).

Para contornar esta situação, estabeleça objetivos fáceis, coerentes e impulsionadores.

- Em primeiro lugar, perceba todos os benefícios do exercício e a importância dos mesmos, crie uma lista, perguntando a si próprio(a)  porque seria importante para si o exercício e o que mudaria na sua vida.

- Logo a seguir, estruture exercícios fáceis de realizar e coloque sempre algum mais difícil para se superar a si mesmo(a), e à medida que se sente confortável vai aumentando um pouco a intensidade dos exercícios, como por exemplo, realizar uma corrida de 10 minutos, no mês a seguir, realize uma corrida de 20 minutos, etc.

- Organize o seu dia de modo a ter tempo para a atividade física diária, seja de manhã, antes de ir para o trabalho, à hora de almoço ou mesmo no final o dia, estabeleça um horário e um sítio fixo.

- Aumente  seu compromisso com o exercício e cumpra os objetivos semanais ou mensais, sem os alterar, pois pode correr o risco de aumentar muito, e deitar tudo a perder.

- Treine com um amigo(a), com o(a) companheiro(a), com os filhos, ou leve a sua música favorita e não se sinta aborrecido(a), recompense-se a si mesmo aquando o final do treino, criando orgulho em si e, deste modo, não vai querer mais largar a atividade física.

Bons treinos!

Texto de Ana Rita Abreu