Evolve Fitness Concept

Doenças Metabólicas e Exercício - Diabetes Mellitus

Doenças Metabólicas e Exercício - Diabetes Mellitus 

Diabetes Mellitus, ou apenas Diabetes, é uma doença crónica cada vez mais frequente na nossa população. Segundo o Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes, temos mais de um milhão de portugueses entre os 20 e 79 anos de idade com Diabetes. 

A Diabetes é caraterizada pela hiperglicemia - aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue. E este aumento de glicose deve-se à insuficiente produção e/ou acção de insulina (diabetes tipo 2), ou pela não produção de insulina (diabetes tipo 1) e neste caso têm de recorrer as injecções de insulina. Ou seja, o nosso corpo não tem capacidade de retirar o açúcar da corrente sanguínea e enviar para dentro das células.

Os fatores possíveis no aparecimento da Diabetes são a obesidade, alimentação inadequada, inatividade física, história familiar, envelhecimento e resistência à insulina.

Está provado que o exercício físico regular é uma forma bastante eficaz de prevenir as complicações da Diabetes e de controlar os níveis de glicemia. O exercício vai estimular  o pâncreas a produzir insulina e como têm os músculos a trabalhar vai facilitar o transporte da glicose para as células musculares impedindo a acumulação de glicemia no sangue. 

Se sofre desta doença e está a pensar começar a fazer exercício, primeiro deve falar com o seu médico para fazer o exercício em segurança, adequado à sua condição física, idade e gosto. É falar com um Personal Trainer que o ajudará  numa correta coordenação de intensidade de exercício, alimentação e dispêndio enérgico de maneira a reduzir o risco de hipoglicemia. 

Texto de Alice Relógio