Evolve Fitness Concept

Alongamento muscular

Alongamento Muscular

Tanto uma vida sedentária, como a prática de atividade física regular intensa, em maior ou menor grau, promovem o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade.

A consequência direta desse encurtamento de fibras é a maior propensão para o desenvolvimento de problemas osteomusculares.

Alongamento é um tipo de exercício físico orientado para a manutenção ou melhoria da flexibilidade. É utilizado para aumentar o comprimento (alongar) os tecidos moles (e.g., músculos, tendões, ligamentos) que estejam encurtados - promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.

É muito comum serem realizados em atividades físicas desportivas (como ginástica e corrida), em atividades não desportivas (como a Yoga e o Balé) e em reabilitação como a Fisioterapia.

Trazem os seguintes benefícios para o corpo:

- Previnem/reduzem as lesões (principalmente distensões e estiramentos);

- Relaxam o corpo e a mente;

- Deixam o corpo mais solto e leve;

- Corrigem a postura;

- Aumentam a agilidade, mesmo com idade avançada;

- Reduzem as tensões musculares;

- Proporcionam maior consciência corporal;

- Preparam o corpo para atividade física;

- Facilitam a mobilidade;

- Ativam a circulação, aumentam a temperatura da musculatura no pré exercício físico;

- Auxiliam na recuperação muscular após exercício físico.

Podem ser classificados em dois tipos, levando-se em conta a forma de execução. Existe o alongamento passivo e o ativo.

a) Alongamento Passivo: É feito com a ajuda de forças externas, que podem ser uma outra pessoa ou aparelhos (faixas elásticas, bastões, bolas).

b) Alongamento Ativo: É o mais comum, onde a pessoa realiza sozinha o alongamento, através de movimentos voluntários.

Os movimentos de alongamento devem ser feitos até sentir uma tensão no músculo, a partir deste momento deve-se relaxar e permanecer por 30 a 40 segundos. Seguidamente faz-se o movimento novamente na mesma ou em outra parte do corpo. Os movimentos devem ser lentos e suaves.

Quando se vai fazer um alongamento a respiração é fundamental, lenta e profunda e também deve-se respeitar os limites para não forçar e causar lesões.

Pela sua facilidade de execução, a maioria dos alongamentos podem também ser feitos, praticamente, a qualquer hora em qualquer lugar. Ao despertar pela manhã, no trabalho, durante viagens prolongadas, nos transportes públicos, em qualquer lugar. Sempre que for identificada alguma tensão muscular, prontamente algum tipo de alongamento pode ser empregue para trazer bem estar. Regularidade e relaxamento são ingredientes obrigatórios para um bom alongamento. Aprenda a introduzi-lo em sua rotina.

Texto de Ft. Cátia Viegas