Evolve Fitness Concept

O exercício físico não escolhe idades

O exercício físico não escolhe idades

Deixemos de parte aquele mito - treinar é só para os jovens, ou mesmo para quem tem melhor condição física.

O exercício físico aplica-se a todas as idades, ao homem e mulher, ao indivíduo de estrutura fina ou larga, alta ou baixa. A atividade física não está destinada a um só tipo de morfologia corporal.

A prática desportiva começa por ter um papel importante no início da vida, ou seja, desde criança que é importante fomentar a relevância que o exercício tem no dia-a-dia, e mesmo na vida futura, existindo deste modo um desenvolvimento motor equilibrado, criação de hábitos saudáveis e prevenção de doenças.

Por sua vez, quando já numa idade adulta, em que o crescimento terminou, o exercício é primordial em termos de saúde, agilidade em tarefas do quotidiano, e ajuda na prevenção do aparecimento de alterações negativas na saúde do individuo.

Assim, o exercício destina-se a todos os indivíduos, seja com excesso de peso, excesso de magreza, índice de massa corporal normal, problemas articulares, doenças coronárias, entre outros!

A atividade física ajuda na cura e prevenção de diversas doenças desde que seja personalizado e supervisionado clinicamente, situação que é estudada pelo treinador pessoal.

Na fase sénior da vida do individuo, continua a ser importantíssimo o exercício físico, determinante para obter uma boa saúde articular e neuromuscular.

Texto de Rita Abreu