Evolve Fitness Concept

Intensidade do exercício

Intensidade do exercício

Quando realizamos uma atividade aeróbia, tal como andar a pé ou de bicicleta, a intensidade correlaciona-se com o quão difícil a atividade é para nós a realizarmos. Da mesma forma, a intensidade relaciona-se com a nossa respiração e frequência cardíaca, da mesma forma que suamos o que sentimos nos nossos músculos.

Existirem duas formas básicas de medir a intensidade:

1.    A forma como nos sentimos, a perceção subjetiva de esforço. Esta perceção será diferente de pessoa para pessoa perante o mesmo desafio, isto porque todos somos diferentes e temos capacidades diferentes;
2.    A nossa frequência cardíaca. Esta variável fornece-nos um olhar mais objetivo do quão intensa está a ser a nossa performance. Geralmente, quanto mais alta a frequência cardíaca maior a intensidade do exercício.

Contudo, estudos revelam que a nossa perceção subjetiva de esforça correlaciona-se bem com a nossa frequência cardíaca, portanto se julga que se está a esforçar a uma alta intensidade provavelmente a sua frequência cardíaca também estará alta.

Hoje em dia, existem uma série de aparelhos que nos ajudam a esse nível. A Personal Trainers Algarve comercializa relógios Polar que são a referência nos cardiofrequencimetros. Por isso nunca se deixa enganar.

Bons treinos!