Evolve Fitness Concept

Como voltar à rotina de treino depois das férias?

O regresso à atividade física depois das férias, ou de um período de tempo parado(a), é um desafio, requer disciplina e força de vontade. Quando paramos de fazer exercício físico, perdemos muito daquilo que conquistamos depois de vários meses de treino, nomeadamente: força, flexibilidade, capacidade respiratória adquirida e massa muscular.

Para cada pessoa, o tempo necessário e a forma de voltar aos treinos são diferentes. É aconselhável fazê-lo de forma progressiva. Comece por agendar os dias que pretende treinar e inicie devagar e não de forma agressiva em termos de exercícios e cargas, o ideal é realizar exercícios mais globais, ou seja, trabalhar os grandes grupos musculares.

A alimentação saudável é essencial, o planeamento das refeições diárias vai ajudar a voltar à rotina da boa alimentação.

Conselho: nas próximas férias, não elimine definitivamente o exercício. Mantenha a sua corrida diária ou, pelo menos, faça uma caminhada em passo acelerado durante uma hora ou faça desporto em família.

Texto de Rita Abreu