Evolve Fitness Concept

O que é o HIIT?

A modalidade HIIT  (sigla em inglês para High Intensity Interval Training ou Treino Intervalado de Alta Intensidade) é recomendada para quem tem pouco tempo e quer emagrecer, definição muscular e/ou condicionamento físico.

A maior vantagem desse tipo de treino é aumentar o efeito EPOC, ou seja, o excesso de consumo de oxigênio pós-exercício. Quando o treino tem uma intensidade elevada, o metabolismo continua acelerado e, com isso, mais calorias são gastas durante as 24 horas seguintes.

Além das pesquisas evidenciarem um maior gasto calórico, que para quem quer emagrecer essa é uma excelente alternativa, o HIIT pode ser feito praticamente em qualquer lugar com qualquer aparelho, ou até mesmo sem nenhum aparelho. Pessoas iniciantes, intermediárias e avançadas podem beneficiar do HIIT, pois cada um segue o seu ritmo. O importante é manter-se em constante movimento, sem parar para descansar.

O exercício é executado na sua maior intensidade por um determinado período de tempo, seguido de um predefinido “intervalo” onde será reduzida a intensidade do exercício, mas não existe descanso até que o tempo estipulado esteja completo.

É necessário ter atenção ao excesso de treino da modalidade HIIT, uma vez que exige um pouco mais do nosso corpo, por ser requisitado durante períodos de alta intensidade, não devendo ser praticado todos os dias – no máximo três vezes por semana – pois pode influenciar negativamente o ganho de massa muscular, assim como resultar em overtraining.

Bons treinos!

Texto de Rita Abreu