Evolve Fitness Concept

Dor ciática

Com certeza que já ouviu falar da dor ciática ou talvez até já saiba o que é senti-la…

Ciática é um termo que se utiliza para um conjunto de sintomas iguais inerentes a patologias distintas.

Falamos em dor ciática para descrever os sintomas de dor, formigueiro, fraqueza ou adormecimento que se originam na região lombar, descem pela região glútea até à porção posterior da perna, acompanhando o trajeto do nervo ciático.

A dor ciática resulta da compressão ou irritação deste nervo, que pode ser causada por uma hérnia discal (a causa mais comum), uma contratura muscular em torno do nervo, uma compressão medular, um desalinhamento vertebral, ou um osteófito (“bico de papagaio”).

Os sintomas, por norma, melhoram durante a marcha ou na posição deitada, mas quando a dor é muito intensa, pode tornar difícil a posição de pé ou a marcha. A tosse ou o espirrar podem acentuar os sintomas.

Embora os processos degenerativos que conduzem à hérnia discal não possam ser evitados, existem algumas medidas que ajudam a proteger a coluna e a reduzir o risco de hérnia discal e dor ciática.

É de extrema importância estarmos atentos aos nossos movimentos e posturas quotidianas, se forem o mais corretas possível a predisposição para lesões é muito menor, a fisioterapia e o exercício físico adequado conseguem bons resultados em muitos casos.

Cerca de 80 a 90% dos casos de dor ciática resolvem-se sem cirurgia, mas para isso é necessário que esteja atento(a) ao seu corpo e logo que comecem os primeiros sintomas procure aconselhamento médico.

Nós podemos ajudar!

Texto de Ft Lígia Santos