Evolve Fitness Concept

A importância do exercício na menopausa

A menopausa é um período da vida da mulher durante o qual ocorrem modificações fisiológicas, metabólicas e hormonais como resultado de um conjunto de alterações nos ovários e na secreção das hormonas que controlam o ciclo menstrual.

O estrogénio é produzido em menor quantidade e pode ocorrer aumento de peso, descalcificação dos ossos associada ao risco de fraturas (osteoporose) e até hipertensão. Paralelamente, o sedentarismo e os maus hábitos alimentares prevalecem.

A prática de atividade física é importantíssima nas três primeiras décadas de vida como forma de prevenção desta perda futura, ajudando assim a que haja uma menor descalcificação na fase idosa. Esta influência está relacionada com a prática desportiva regular que estimula o crescimento da massa óssea através do processo de contração muscular, exercícios de sobrecarga e de impacto.

Deste modo, o exercício deve estar sempre presente no período pré e pós menopausa e deve ser visto como parte da terapia hormonal, independente do plano alimentar.

Texto de Rita Abreu