Evolve Fitness Concept

Exercícios para aliviar a tensão muscular

Há pessoas que parecem estar sempre tensas. Seja a trabalhar, ou a fazer outras atividades é possível ver que acumulam fisicamente a tensão, sobretudo na zona do pescoço e dos ombros. Esta zona, é a mais afetada quando se está muito cansado(a) e é natural que doa.

Também há outros músculos presentes nessa zona, como o angular, ou levantador da escápula. Todos estes músculos acumulam tensão com determinadas atividades como o uso continuado do computador, segurar o telemóvel com o pescoço enquanto se fala e se quer manter as mãos livres, se fazem atividades com os braços como carregar pesos, etc.

Além do mais, esta é uma zona onde o stress, as pressas e a tensão emocional se convertem em tensão física.

Por tudo isso, aprender a relaxar esta zona pode ser útil para diminuir a tensão física. Os exercícios aeróbicos, treinos de força e hábitos saudáveis diminuem a propensão à tensão muscular, mas se todos os dias pusermos em prática os seguintes exercícios apresentados, entre outros, a tensão muscular vai diminuir substancialmente.

1- Eleve seus ombros até próximo as orelhas e segure por alguns segundos. Depois relaxe e solte seus ombros. Repita algumas vezes. 

2- Levante seus ombros levemente, relaxe, force-os para baixo em direção aos quadris e mantenha por alguns segundos e depois relaxe. Repita várias vezes. 

3 - Mova seus ombros em círculos várias vezes. Alterne as direções e o ritmo. 

4 - Pender para um lado. Quando se inclinar, lance o seu braço para fora. Agora mova a partir da base da sua coluna e incline para o outro lado. Lance o braço do lado oposto. 

Texto de Rita Abreu