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Como ter motivação para treinar?

Para muitas pessoas, iniciar e dar continuação à prática de exercícios é uma tarefa difícil. Mas é possível torná-la prazerosa.

Em média, mais de 50% das pessoas que entram num ginásio, acabam por desistir nos 3 primeiros meses.

Se tem a decisão de entrar num ginásio é porque tem um objetivo, certo?

Quando quer muito comprar roupa, vai à loja e compra, não sai de lá sem ter o seu objetivo. Então, porquê desistir do objetivo de melhorar a sua saúde?

Onde está a falta de motivação? Motivação significa “dar motivo para a ação”. Então porque não dar ação à motivação?

Existem vários motivos para criar o hábito da atividade física regular, nomeadamente:

ESQUEÇER A BALANÇA – O mais importante no início é habituar-se à prática dos exercícios, focar-se nos benefícios para a saúde e colocar um pouco de parte a estética, o emagrecimento e o ganho muscular;

COMEÇAR PELAS ATIVIDADES PREDILETAS – Com certeza existem atividades que lhe proporcionam prazer. Vá atrás delas! Estar sempre a experimentar novas atividades também é ótimo para aliviar a rotina e trabalhar diversas valências físicas;

FOCO NO OBJETIVO – Transforme o objetivo em metas, especificando o quê, como, quando e porquê. Por exemplo: se quer emagrecer 5 kg, uma meta específica seria caminhar cinco vezes por semana, durante uma hora;

ASSUMA COMPROMISSOS COM PESSOAS – Se tiver uma pessoa que o(a) ajude e acompanhe no exercício, será mais fácil criar um vínculo, aumentando o seu compromisso com a atividade física, além de tornar este novo hábito mais divertido. Contrate um Personal Trainer: além de ver resultados mais rapidamente, comprometer-se-á mais e terá sempre alguém a criar a motivação para novos desafios;

DESAFIE-SE – Inicialmente terá pouca resistência, tanto na força muscular como nos exercícios aeróbios. No entanto, se for mantida uma rotina regular de exercício físico, rapidamente aumentará a capacidade aeróbia e anaeróbia. Isso é uma coisa que ninguém pode fazer por si. Cada nova etapa alcançada irá deixá-lo(a) mais forte, confiante, motivado(a) e preparado(a) para novas situações;

ADAPTE O PROGRAMA ÀS SUAS NECESSIDADES – Leve em consideração o tempo disponível para treinar. Peça ao seu Personal Trainer um programa compacto que atenda aos objetivos, da melhor maneira possível. Até porque, quantidade não quer dizer qualidade.

“Quando desanimar, pense bem. Reflita! Você não estará a desistir da atividade mas sim a desistir de você mesmo. Faça dos exercícios um hábito prazeroso e constante!”

Texto de Rita Abreu