Evolve Fitness Concept

Dietas Yo-yo

São chamadas de dietas yo-yo todas as que contemplam um ciclo de perda de peso e subsequentemente a recuperação do mesmo.

Neste processo, a pessoa que faz a dieta é bem sucedida na perda de peso inicialmente, mas não tem sucesso na manutenção a longo prazo e eventualmente, volta a ganhar o peso perdido.

Ao longo do tempo, os limites impostos por estas dietas extremas têm consequências, tais como a depressão ou a fadiga, que fazem com que seja muito difícil manter a dieta. 

Em última análise, a pessoa vai retomar os seus hábitos alimentares antigos, agora com efeitos emocionais de ter falhado a perda de peso através de uma dieta restritiva. Este estado emocional leva muitas pessoas a comer mais do que comiam antes de começar a dieta e recuperam o peso rapidamente.

Como todas as dietas, as yo-yo têm vantagens e desvantagens, desde o rápido emagrecimento às implicações na saúde e nas oscilações de peso.

Vantagens

Perda rápida de peso. Isso ocorre devido às poucas calorias ingeridas durante o período da dieta.

Pouco tempo de dieta.

Como as dietas da moda são rigorosas, quem as faz não pode e nem consegue manter-se muito tempo a fazê-las. Além disso, por causa da perda rápida de peso, não é necessário manter-se muito tempo com a reeducação alimentar.

Eliminação de toxinas. Algumas destas dietas focam-se na eliminação de toxinas, que muitas vezes prejudicam as tentativas de emagrecimento. Essas dietas dão preferência a ingestão de alimentos naturais, como frutas e verduras.

Aceleração da queima de gordura.

A dieta das frutas é um exemplo de dieta da moda que se foca em alimentos que aceleram a queima de gorduras pelo organismo. Frutas como o abacaxi e o mamão auxiliam o corpo a quebrar as moléculas, acelerando o emagrecimento.

Desvantagens

Essas dietas não se preocupam com as necessidades nutricionais do organismo, apenas com as calorias ingeridas. Isso significa que o seu corpo pode ficar doente, com falta de vitaminas e outros nutrientes importantes para o seu funcionamento.

Fazer muitas dietas yo-yo, ou mantê-las por muito tempo pode prejudicar a saúde.

Retorno ao peso anterior.

Falsa perda de peso. São dietas de baixo teor calórico e com uma redução muito grande de alimentos e porções, além da perda de peso rápida. Normalmente o que se segue às dietas yo-yo é a volta do peso anterior, ou até mesmo o aumento do peso. Isso ocorre devido à pessoa não conseguir manter o seu peso ao voltar a ingerir os alimentos normais.

A Personal Trainers aconselha então a adquirir uma alimentação equilibrada e saudável e que o faça juntamente com a prática de exercício físico e a longo prazo vai alcançar todos os seus objetivos. Vai notar a diferença, confie em nós!

Texto de Rita Abreu