Evolve Fitness Concept

Treino com pesos livres ou máquinas?

Quando chega a um ginásio pela primeira vez, encontra uma variedade de máquinas e pesos livres – halteres e barras principalmente. Ambos têm benefícios e desvantagens, dependendo do seu objetivo e experiência de treino, alguns exercícios podem ser mais eficientes com as máquinas, com os pesos livres ou o conjunto dos dois.

O benefício de uma máquina de treino no ginásio é que permitirá que o seu foco seja no esforço produzido e não na mecânica do movimento, pois a máquina está fixa por um eixo e só o conseguirá mover no plano que está determinado.

Por exemplo, numa máquina para o trabalho de peito em que o movimento é empurrar para a frente, o movimento só vai ser este, quer você faça a força para cima ou para baixo, enquanto empurra, a máquina só se vai mover numa direcção. Se ainda não tem consciência corporal suficiente ou se quer um trabalho específico naquele plano para aquele músculo com cargas mais pesadas, as máquinas são uma boa opção.

Com os pesos livres os benefícios são de conseguir mover-se em três dimensões - sagital, frontal e transversal. O que é bastante importante visto que é assim que o seu corpo se mexe diariamente. Ao usar pesos livres a consciência corporal é essencial porque vai envolver músculos estabilizadores para conseguir levantar o peso no exercício pretendido. Com este tipo de treino os ganhos musculares acabam por ser melhores porque vai envolver todo o corpo durante o treino.

As desvantagens são que nas máquinas, como o movimento é isolado, a probabilidade de ocorrer uma lesão a realizar um movimento com um angulo e amplitude articular diferente é maior devido há falta de trabalho dos músculos estabilizadores e treino nos outros planos. Já com os pesos livres, uma má execução do exercício, uma postura incorrecta durante longos períodos de tempo é meio caminho andado para uma lesão.

Portanto se está a pensar em começar a treinar num ginásio é importante falar com o treinador ou personal trainer qualificado, para saber qual o tipo de treino ideal para si, mesmo que já tenha experiência, os profissionais estão lá para o(a) ajudar e se tiver dúvidas nas posturas não hesite em perguntar.

Nós podemos ajudar!

Texto de Alice Relógio