Evolve Fitness Concept

O cérebro também se treina

No dia a dia estamos sempre sujeitos a situações de stress, é impossível fugir delas e certas situações de stress crónico podem originar problemas de saúde como a depressão, doenças cardíacas e aumento de peso, por outro lado o nosso corpo pode beneficiar de situações de stress.

O nível de resposta ao stress varia de pessoa para pessoa, sendo que umas são mais ansiosas ou sensíveis á ameaça que outras, sendo que pessoas expostas ao que se chama de “eventos infantis adversos”, são pessoas que mais tarde poderão ser mais reativas a situações de stress.

Saiba como reagir melhor ao stress

A Personal Trainers alerta que, embora seja impossível fugir a situações de stress, podemos treinar o nosso cérebro de forma a conseguirmos lidar melhor com ele e torna-lo num aliado do treino e exercício, como poderemos ver com estas três formas.

Mindfulness, é nada mais nada menos que treinar o pensamento positivo e as recordações boas que temos ao praticar exercício.

Uma parte do nosso cérebro age de forma a alertar-nos do perigo (amígdala), criando então a situação de stress, no entanto, uma outra parte do nosso cérebro, está encarregue de regular essa resposta emocional ao stress (córtex pré-frontal), é nele que provem os pensamentos positivos e relaxantes que atenuam os sintomas de stress, exercitando o cérebro com estes pensamentos positivos e controlando a respiração, concentrando-se no ambiente que se insere a prática. Estudos provam que 30minutos diários destes exercícios podem mudar a reação ao stress.

Planeamento, aqui é onde se planeia o que pode acontecer no dia do treino ou competição, este planeamento vai ajudar a controlar alguns aspetos como o seu plano de treino e o seu plano alimentar, aqui o seu personal trainer poderá estar do seu lado para o ajudar.

O lado brilhante, este é o lado do stress em que se utiliza este stress para proveito próprio, conseguindo tirar da ansiedade uma forma de adrenalina e de aumentar a sua performance, melhorar a condição física nesse momento, basta pensar como essa forma de stress poderá ajudar a melhorar habilidades e tornar-se um atleta melhor.

Quero treinar para lidar melhor com o stress

O nosso cérebro comanda o nosso corpo e com ele podemos melhorar a nossa performance, com o treino personalizado pode comprovar por si mesmo, na Personal Trainers vamos criar hábitos de treino físico e mental para que seja o nosso próximo caso de sucesso. Saiba como!

Texto de André Silva citando Wippman, B.