Evolve Fitness Concept

Por que devemos continuar a treinar no verão?

Em pleno Verão, muitos são os que vão de férias para aproveitar o sol, a praia e jantares com os amigos.

Sabia que pode continuar a treinar no verão?

O ritmo social e de atividades aumenta, assim como mudam as prioridades em relação ao treino, que acaba por ser interrompido. Os excessos são mais fáceis de acontecer, boicotando o progresso já atingido com a regularidade do treino e o potencial de progressão que seria atingido a partir daí, cai.

Mas como equilibrar o melhor dos dois mundos?

Para responder à questão, a Personal Trainers irá abordar 3 princípios do treino de força.

Princípio da Sobrecarga Progressiva

Os processos de adaptação ao treino ocorrem quando uma carga de treino é exercida de forma contínua e progressiva, aumentando ao longo do tempo o estímulo de forma a gerar novas adaptações e ganhos.

Vejamos o caso de uma pessoa iniciante no exercício de agachamento. Inicialmente o peso corporal será um estímulo suficiente para gerar adaptações. Contudo ao longo do tempo o nosso corpo adapta-se e o exercício tornar-se-á muito fácil. Para gerar novas adaptações será necessário aumentar de forma progressiva o estímulo. Uma opção seria, por exemplo, segurar uns halteres leves.

Princípio da Variabilidade

Habitualmente relacionado com a Periodização através do planeamento a longo prazo. Reflete-se por variações ao nível da intensidade e volume consoante o objetivo do ciclo ou fase, gerando adaptações ao longo do processo.

Princípio da Reversibilidade

Os efeitos positivos do treino são transitórios e reversíveis.

Quando relacionamos o princípio da sobrecarga progressiva com o princípio da variabilidade, o estímulo vai sendo alterado consoante a fase do planeamento em que nos encontramos. Por exemplo se o objetivo em determinada fase é o aumento de massa muscular iremos fazer treinos onde prevaleçam treinos com as características necessárias para atingir esse objetivo. Contudo, ao longo do ano, cada fase ou ciclo pode ter um objetivo diferente e ai será necessário adaptar o estímulo a esse objetivo. Com isto, temos como resultado os tão esperados GANHOS.

Já o princípio da regressão é tudo o que não queremos que aconteça. Este poderá ser descrito de forma prática através do ditado popular “use it or lose it” (use ou perca). Se determinada capacidade não é estimulada e usada acabamos por regredir no nível de treino e perdendo assim as capacidades ou resultados que tanto nos custaram adquirir.

Na prática aqueles 5 quilos perdidos devido a muito esforço e suor, englobando o treino e alimentação equilibrada, poderão ser facilmente recuperados em férias.

Quero manter a minha forma física no verão

Como conciliar?

Diretamente ligada ao Princípio da Variabilidade está a Periodização: um planeamento a longo prazo onde são definidas variações ao nível do estímulo com ciclos temporais diferentes, que compõem um todo.

A Periodização do Treino poderá ser assim a resposta ao dilema Verão/Treino, pois permite que períodos de férias estejam previstos no nosso planeamento. Uma boa estratégia para treinar no verão será periodizar os seus treinos de modo a introduzir uma fase onde não deixará de treinar mas haverá um decréscimo ao nível do estímulo, semelhante uma fase de transição (muito aplicado com atletas em períodos de recuperação).

Como funciona a periodização?

Num determinado ciclo temporal modificam-se as variáveis de treino podendo ser reduzida a frequência dos treinos, a intensidade e/ ou trabalhar com volumes de treino menores.

Na prática, podemos diminuir o número de treinos, treinando com uma intensidade mais ligeira que o habitual e com treinos onde modificamos o volume podendo por exemplo fazer um número de séries e repetições inferior ao habitual por exemplo.

Esta estratégia permite conciliar umas férias quase despreocupadas, mas atenuando os efeitos que estas têm ao nível do processo de progressão.

Portanto… não precisamos de parar de treinar nas férias, podemos adaptar.

Deixar de treinar poderá traduzir-se numa perda de capacidades físicas e resultados, dando um passo atrás no caminho para atingir os seus objetivos.

É possível aprender a treinar de forma periodizada, com um planeamento estruturado, progressivo e adaptado à sua necessidade. 

Na Personal Trainers trabalhamos com base nos princípios de vida ativa e saudável e por isso dispomos das ferramentas indicadas para aprender a treinar em qualquer sítio e qualquer momento, mesmo quando vai de férias.

Não dê um passo atrás, fale connosco e ajudá-lo(a)-emos a manter a sua melhor forma!

Texto de Francisco Barbosa