Evolve Fitness Concept

Personalidade Vs exercícios ideais para si

Já pensou que a sua personalidade teve e tem influência no tipo de exercício que escolheu fazer?

Neste artigo a Personal Trainers vai ajuda-lo(a) a perceber esse fenómeno - Personalidade VS Exercício  

Quero saber qual o tipo de exercício mais indicado para mim

Muitas vezes, escolhemos uma atividade física por estar “na moda”. Outras vezes, opta-se por um tipo de exercícios com foco exclusivo em resultados, o que faz com que muitas vezes comecemos entusiasmados mas desanimemos quando não atingimos o objetivo que tínhamos em mente.

Após uma avaliação física e anamnese aconselhamos as melhores atividade físicas para si. Nem tudo se resume a resultados e é preferível manter a adesão a uma atividade física regular da sua preferência e que o(a) cative, ao  invés de outra que se faça sem prazer e onde não tenha motivação, esta segunda está condenada ao abandono.

Na Personal Trianers damos-lhe o que você quer, nos somos treinados para perceber o que mais gosta de fazer. Queremos ajuda-lo(a) e tê-lo(a) connosco a treinar, satisfeito(a) e durante muito tempo.

Conheça os nossos casos de sucesso

A escolha da atividade física deve estar vinculada com algum tipo de prazer, assim como a seleção do espaço onde se sente mais à vontade - ginásio, na sua casa e/ou outdoor.

As estatísticas mostram que nos seis primeiros meses de atividade física em ginásio, 50% das pessoas que se inscreveram vão acabar por desistir. Existem algumas estratégias que ajudam a manter a regularidade: que o exercício seja feito próximo da casa ou do trabalho (com a PTA treina onde lhe for mais conveniente), ter a companhia de um amigo/colega que partilhe a mesma atividade (PT Duo - dobro da motivação e partilha de experiencias), mas o principal motivo é exatamente o assunto de que falamos neste artigo: que ele seja coerente com a sua personalidade - estamos focados acima de tudo no seu bem-estar, os resultados são uma consequência de um processo bem organizado e com adesão regular a uma atividade do seu gosto pessoal.

A literatura apresenta a seguinte classificação de personalidades em 4 tipos básicos: os executivos, os ativos, os pensativos e os interativos.

Executivos - Gostam de ordem e resultados, preferindo por isso Musculação com planeamento de treino e Pilates que é um exercício programado. São os que gostam de atividades que têm como objetivo o melhoramento e resultados rápidos.

Ativos (energéticos) - Gostam de desafios, de atividades energéticas e nada de monotonia. Ação é a palavra de ordem. Exemplos: movimentos executados com potência, drills, circuitos de agilidade, variações regulares de exercícios.

Os pensativos (tímidos e introvertidos) - São pessoas tranquilas, que procuram competência, perfeição. Preferem aulas mais intelectuais, em que são ensinados os movimentos nos mínimos detalhes. Ou atividades introspetivas, como alongamentos, art of swimming, antigravity, Yoga, ...

Os interativos - Como a palavra diz, procuram a interação humana. Identificam-se com movimentos mais expressivos, de baixo impacto e tempos mais lentos. Preferem um ambiente acolhedor, dinâmicas de grupo, caminhadas onde possa socializar, treinos duo, ou em grupo.

O que é então mais indicado para mim?

Não espere mais, estamos prontos para lhe dar a sua atividade favorita, desde a mais calma, à mais intensa e energética.

Permita a si mesmo os benefícios do exercício, a nossa missão é o seu bem estar global, vamos transformar o  seu treino no seu momento de lazer. Contate-nos já!

Texto de Miguel Paiva adaptado de Gomes, N.