Evolve Fitness Concept

Cãibras Musculares – como evitar

A Personal Trainers vem falar-vos das cãibras musculares associadas ao exercício, as quais são uma das principais queixas entre atletas e praticantes de exercício físico, bem como um dos problemas mais comuns que originam a paragem da atividade.

Quero ficar em forma para não ter cãibras

Vários estudos demonstram que os principais factores de risco são maus hábitos de alongamentos nos momentos peri-exercício, condições prejudiciais de treino e condicionamento físico inadequado.

A desidratação, o desiquilibrio eletrólito, nomeadamente de sódio e potássio, e a fadiga neuro-muscular são considerados também como causas para a ocorrência de cãibra muscular.

E então, como evita-las?

Como medidas preventivas devemos garantir uma condicão física adequada ao treino e uma seleção ajustada de exercícios.

A hidratação e o equilíbrio de sódio e potássio são também fundamentais na prevenção de cãibras, ou seja, as perdas que ocorrem pela transpiração devem ser suficientemente compensadas.

Ao primeiro sinal de cãibra aconselha-se o alongamento passivo do grupo muscular afetado e a toma de uma solução com alto teor de sal.

Massagens e contração ativa dos músculos antagonistas também podem ser usados no tratamento.

Sendo uma condição dolorosa e temporariamente incapacitante torna-se claro ser crucial controlar os seus fatores de risco bem como as suas causas.

Qual o melhor treino?

Daqui, surge então a importância do planeamento eficaz e com critério que um personal trainer certificado pode fazer. Daqui ressalta a urgência de adequar o treino a cada indivíduo e a cada objectivo específico.  Assim, percebemos a relevância do treino personalizado na prevenção de cãibras musculares e manutenção de um treino seguro e adequado.

Treine de forma orientada e eficaz. A Personal Trainers pode ajudá-lo(a), saiba como.

Bons treinos!

Texto de Ricardo Amorim