Evolve Fitness Concept

Será que sabe andar corretamente?

Caso alguém lhe perguntasse se sabe andar correctamente, qual seria a sua resposta? Provavelmente diria com toda a certeza que sim, mas será que sabe mesmo?

Enquanto seres humanos, todos partilhamos de um conjunto de acções motoras que praticamente todos realizamos no nosso quotidiano. Seja para nos deslocarmos para o autocarro, seja para dar um passeio por lazer, ou meramente nas nossas rotinas em casa, andar é umas das ações que mais realizamos.

Como posso melhorar a minha mecânica?

Se tivermos em consideração o ambiente em que vivemos, o nosso estilo de vida e o stress a que o nosso corpo está exposto, o que verificamos é um aumento do número de pessoas que sofrem de disfunções posturais.

Segundo Tom Myers, somos uma estrutura que está ligada por linhas anatómicas, em que adaptações criadas numa zona da nossa estrutura, terá impacto em zonas mais afastadas e toda a estrutura terá de lidar com as consequências dessa adaptação.

Em relação à marcha, se formos na rua com um olhar mais atento ao caminhar das pessoas que nos rodeiam, podemos encontrar facilmente pessoas com um andar disfuncional e pouco eficiente. É-nos possível observar várias disfunções que, se não são um fator de causa de dor, possivelmente sê-lo-ão no futuro.

Podemos observar, por exemplo, pessoas que andam com os joelhos e pés para fora ou para dentro, pélvis pouco estáveis que se deslocam de um lado para outro a cada passo, muita rigidez torácica e curvadas levando a que o tronco não tenha movimento durante a marcha.

Todas estas disfunções levam a compensações que vão retirar eficiência ao nosso padrão de marcha, alterando-o por completo.

Quero andar de forma eficiente

A Personal Trainers ajuda…

Quando marchamos, é suposto que o nosso tronco faça uma rotação ao nível das vértebras dorsais e que não seja rígido. Esta rotação do tronco permite que haja uma melhor distribuição de energia entre a parte superior e inferior do corpo e ainda entre a metade esquerda e direita do nosso corpo.

Ao juntar a rotação do tronco a uma boa estabilidade ao nível da zona lombar e pélvis e uma correta orientação dos membros inferiores para a frente, seguramente o peso sobre os nossos pés estará distribuído de uma forma mais uniforme permitindo assim uma caminhada mais eficiente.

Uma boa postura permite que os nossos músculos estejam em posição para trabalharem da forma para a qual foram concebidos.

Caminhe (eficientemente) com a Personal Trainers em direção de uma vida mais saudável e feliz!!!

Texto de Francisco Barbosa adaptado de Myers, T. (2009). Anatomy Trains  2nd Ed. Churchill Livingstone