Evolve Fitness Concept

10 dicas para aumentar a resistência física

Um dos objetivos mais procurados de quem começa a fazer exercício físico na Personal Trainers é o aumento da Resistência física. Em termos práticos traduz-se em querer subir escadas sem alterar a respiração, correr durante 20 min sem sufocar, acompanhar os filhos no dia a dia, brincar com eles e ser um exemplo de vitalidade, disfrutar do seu jogo favorito (futebol, Golfe, Paddle, ténis) com amigos sem ficar de rastos durante 3 dias, ou simplesmente melhorar a sua performance na vida.

Quero melhorar a minha performance

A Resistência  física é uma das 4 qualidades básicas (força, flexibilidade, velocidade e resistência). A Resistência não é mais do que suportar um esforço físico de forma continuada (ex.: maratonista) , ou repeti-lo sempre que solicitado (ex.: sprints sucessivos durante um jogo de futebol).

Fique atento às 10 dicas que vão transformar o seu corpo para aguentar qualquer desafio que a vida lhe apresente.

1. De certeza que já ouviu falar de HIIT o famoso treino de alta intensidade intervalada, veja com o seu treinador qual a melhor estratégia para si, pois há diferentes protocolos de HIIT que se adaptam especificamente a si e às suas necessidades. Este tipo de treino melhora a capacidade cardiovascular e força resistente.

2. Faça os exercícios físicos que o seu Personal Trainer lhe pede para fazer extra treino. Acumular minutos em atividade física é certamente melhor que acumular minutos de sedentarismo. Basta desde 15' a 60' de treino por dia para, em pouco tempo, reparar que o seu corpo já suporta mais esforço.

3. Venha experimentar e Inscreva-se nos Small Groups, aula de grupo cheia de animação, superação, resistência cardiovascular e força resistente. A proximidade de um Personal  Trainer vai fazer a diferença para exigir mais de si no treino e ou quando precisar de corrigir a postura.

4. Comece a correr mas antes aconselhe-se com o seu treinador qual a melhor estratégia para iniciar treinos de corrida, ele vai ensinar-lhe a técnica da corrida, respiração, postura e preparar um plano adaptado exclusivamente a si, para progredir consistentemente e sem lesões. 

5. Natação é uma atividade muito completa e por ser de baixo impacto é ótima para quem tem fragilidades na coluna. Com a natação tem múltiplos benefícios: relaxa, melhora a capacidade cardiovascular, a postura e a força resistente. Pense nas vantagens de aulas particulares de natação - aprender a nadar melhor ou simplesmente aprender.

6. Praticar Yoga e Pilates é essencial para melhorar a respiração, concentração e postura. Ao treinar essas capacidades resistirá melhor ao seu dia a dia. Informe-se connosco sobre os ginásio onde tempos parceria com este tipo de aulas.

7. Descanse bem! Ter 7 horas de sono diárias vai fazer ter condições ideais para recuperar dos seus treinos, e desafiar-se mais nos seguintes.

8. Cuide da sua dieta, a alimentação anda de mãos dadas com o exercício para melhorar a sua vitalidade e saúde. Aposte nos vegetais, grãos integrais, tubérculos, legumes, frutos secos, fruta da época para ocuparem todas as suas refeições e só depois adicionamos alimentos como carne, ovos, peixe.

9. Seja regular, a consistência é a chave para o sucesso em tudo na vida. Esforçar-se uma vez vale o que vale, mas garantimos que se esforçar diariamente o sucesso é garantido. Estabeleça uma rotina e registe no calendário o seu plano para a semana. Peça-nos ajuda e comece a treinar 3, 4, 5 vezes  por semana, damos-lhe o conhecimento e a organização que precisa para que seja possível organizar e gerir o seu dia.

10. Siga um estilo de vida saudável. Se além de seguir as nove dicas anteriores e levar um estilo de vida saudável, isto é, parar de fumar, evitar beber álcool, restringir o consumo de açucares/hidratos de carbono refinados e cortar com gorduras trans e hidrogenadas. Em uma questão de poucas semanas verá a sua resistência triplicar e o seu corpo transformado numa máquina perfeita.

Quero melhorar a minha resistência física

Comece agora e conheça todo o potencial do seu corpo, ele foi feito para ter resistência,  vitalidade e saúde para você poder disfrutar de uma vida melhor, portanto do que está à espera?

Contacte-nos já e melhore a sua vida!

Texto de Miguel Paiva