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Efeito do cardio antes ou depois do treino de musculação

Já se questionou se deve fazer treino de resistência cardiovascular (cardio) antes ou depois do treino de musculação? Essa é uma dúvida muito comum. A maioria das pessoas costuma fazer o cardio antes do treino de musculação mas, segundo algumas pesquisas, essa é a “maneira errada” de trabalhar, independentemente do seu objetivo.

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Cardio antes do treino de musculação?

Segundo estudos realizados, pode ser melhor não realizar atividades cardiovasculares antes de iniciar os treinos de musculação, pois o cardio parece reduzir o número de repetições conseguidas no treino com pesos.

Se quisermos uma maior qualidade de treino sem os efeitos da fadiga, convém concentrar em apenas uma das componentes da aptidão física - força ou resistência.

Contra-indicações do cardio antes da musculação:

• O açúcar (glicose), indispensável para a força muscular, é gasto antes do início daquilo que será a parte fundamental do treino;

• Não estamos no máximo das capacidades aquando da realização do exercício e por isso, não serão atingíveis resultados tão bons;

• Inclusive, se as reservas de glicose e gorduras não forem suficientes para suportar o esforço, a excessiva produção de cortisol, levará à degradação de massa muscular para criar energia.

Cardio depois do treino aumenta a recuperação

O exercício cardiovascular após o treino de musculação é benéfico pois acelera a recuperação muscular. Foi comprovado por estudos que estas sessões de cardio provocam um efeito positivo na força isométrica, indicando assim uma recuperação muscular mais rápida.

Cardio depois do treino queima mais gordura

O cardio após o treino de musculação também pode ser benéfico para quem procura queimar mais gordura. Esse fato deve-se à adrenalina e noradrenalina, libertadas durante o treino de musculação, forçando as células gordas (adiposas) a libertarem seu conteúdo para a corrente sanguínea.

Da mesma maneira, o treino cardiovascular depois do treino de musculação proporciona uma maior libertação da hormona de crescimento. Hormona essa, que não só estimula a queima de gordura, como também a recuperação do tecido muscular.

Em conclusão, se deseja combinar o treino de musculação e cardio no mesmo dia ou na mesma sessão, parece ser aconselhável começar com o treino de musculação.

 Vantagens do cardio depois da musculação:

• O aumento da oxigenação pode durar mais quando o cardio é realizado após o treino de musculação, o que consumirá mais gorduras;

• Utilizámos o açúcar na parte mais importante do nosso treino, portanto, as gorduras são o substrato restante para utilização no cardio;

• Ambas as componentes conjugadas levam a um aumento do consumo energético, podendo levar ao máximo da tonificação e definição muscular.

Qual a melhor opção de treino para mim?

A Personal Trainers aconselha-o(a) a consultar um especialista no exercício para que possa adaptar o seu treino de forma mais eficaz. Saiba como o(a) podemos ajudar!

Texto de Leslie Delgado