Evolve Fitness Concept

Suplementação: Sim ou Não?

Nos últimos anos, houve um grande crescimento na indústria do fitness e saúde. Este crescimento é fruto de um aumento da sensibilização em relação aos benefícios da prática de atividade física e também devido aos malefícios do sedentarismo na nossa saúde e longevidade.

Quando pensamos em atingir os nossos objetivos temos de nos focar em 3 aspectos principais:

1.       O treino será o estímulo que fará o nosso corpo passar por um período de stress e que consequentemente terá como resultado adaptações metabólicas.

2.       O descanso é o período em que ocorrem várias funções vitais como por exemplo o aumento da síntese proteica e a recuperação muscular.

3.       A alimentação/dieta é um factor muito importante pois é o combustível para fazer funcionar o nosso corpo. Relativamente aos macronutrientes a OMS estabelece que a nossa dieta deve ser composta de 55-75% de hidratos de carbono, 10-15% de proteínas e 15 a 30% de gorduras.

SUPLEMENTAÇÃO NA DIETA

A maioria das pessoas que conhecemos, não precisam de suplementos e o seu uso poderá ser nada mais do que um desperdício de dinheiro.

Os suplementos servem de complemento à nossa dieta, caso seja necessário, sendo que essa dieta deve ser variada. Os suplementos não são mais do que preparados fáceis de tomar e que têm na sua constituição macro ou micronutrientes necessários para nutrir o nosso corpo.

A indústria dos suplementos criou a ideia que para atingir objetivos precisamos de consumir suplementos. Contudo, esta ideia é errada pois ao nível nutricional, podemos ver as coisas de forma matemática, se consumirmos mais calorias do que gastamos diariamente vamos aumentar de peso e vice-versa. É possível obtermos as calorias inteiramente dos alimentos.

Ainda assim, existem pessoas que por alguma razão, seja por exemplo por uma carência excessiva de um nutriente, por falta de tempo devido ao trabalho ou por ser atleta de alto rendimento com necessidades calóricas elevadas, tomam suplementos e retiram bastantes benefícios dos mesmos.

SERÁ FULCRAL TOMAR SUPLEMENTAÇÃO PARA ATINGIR OS NOSSOS OBJETIVOS?                    

A Personal Trainers ajuda…

É possível treinar sem suplementação e conseguir retirar os benefícios da alimentação necessários. Para que tal aconteça, basta respeitarmos as quantidades percentuais dos nutrientes que devemos ingerir, treinar e descansar corretamente.

A maioria das pessoas que conhecemos, não precisam de suplementos à dieta normal para atingirem os seus objetivos, caso tenham uma dieta variada, deverá chegar para suprir as necessidades nutricionais e calóricas.

Tomarmos suplementos não vai colmatar uma falha na dieta, no sono e no treino. É importante cumprirmos primeiro os aspetos básicos (dieta, sono e treino) pois muitas vezes a solução não passa pelos suplementos mas sim por algum outro aspeto que estamos a descurar no processo de treino.

Sente que necessita de algo mais nos seus treinos para atingir os seus objetivos? Fale com a Personal Trainers.

Texto de Francisco Barbosa