Evolve Fitness Concept

Treino em Circuito - Um mundo por descobrir

Falamos-vos hoje de uma tendência atual que nos últimos anos tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos - o Treino em Circuito - a sua origem remonta a 1953 e inicialmente este protocolo de treino era composto por 9 a 12 exercícios com intensidade moderada, com um número de repetições ou quantidade de tempo determinado. Após o final de um exercício passa-se imediatamente para o próximo com pouco tempo de descanso ou nenhum.

Este tipo de treino pode usar exercícios de força, resistência, cardiovasculares, e variar a intensidade e volume de acordo com o objetivo pretendido.

Mas como em tudo na vida não o basta fazer, é necessário fazê-lo bem e respeitar princípios metodológicos:

- Dar preferência a exercícios de baixa complexidade e que mobilizem os grandes grupos musculares;

- Adequar as cargas e tempo de pausa ao objetivo do treino, e capacidade a desenvolver;

- Permitir aumentos de carga e complexidade progressivamente;

- Alternar de forma igual movimentos de empurrar e puxar, assim como membros superiores e inferiores

Vantagens do Treino em circuito:

- Permite a frequência simultânea de muitos participantes;

- Treinar o corpo todo em menos tempo;

- Muito dinâmico e evita a monotonia pela consequente alternância de exercícios;

- Pode ser aplicado para diferentes objetivos dentro de uma sessão (aquecimento, descanso ativo, conteúdo principal do treino).

O treino em circuito assume-se como um tipo de treino muito interessante quando o objetivo é treinar o corpo todo numa só sessão de treino, poupando tempo e acarreta ainda um elevando dispêndio energético quando se mobilizam grandes grupos musculares com tempos de pausa reduzidos. Revela-se também muito eficaz na melhoria da capacidade aeróbia e anaeróbia, na componente cardiovascular, na diminuição da resistência à insulina, da gordura abdominal e consequentemente na diminuição do peso corporal

Particularmente o treino de força em circuito, é um dos métodos de treino comprovados para reduzir o declínio acelerado da força muscular exibida por adultos mais velhos.

A Personal Trainers sugere-lhe o seguinte treino em Circuito de 20 minutos sem parar, com o objetivo de fazer o maior número de pontos possível, conte cada repetição que fizer pois vale 1 ponto:

1. Agachamento 30 reps;

2. Lunge a caminhar 20 reps;

3. Burpees 10 reps

4. Flexões 15 reps

5. Remadas no TRX 15 reps

6. Montain Climbers 30 reps.

Que a atividade física faz bem a diversos marcadores de saúde todas as pessoas já sabem, mas não basta fazer apenas atividade física, é fundamental para existirem resultados ser feito exercício físico de forma organizada e estruturada. Quantas pessoas é que você conhece que até "treinam muito" mas o corpo não muda ou aquela gordura localizada teima em não sair? Este é o momento de mudar, e a nossa equipa vai lhe dar os resultados que procura, venha conhecer as soluções que temos para si: Treino Personalizado (domicilio, outdoor, ginásio) pequenos grupos de treino, wellness companies, nutrição personalizada, fisioterapia e muito mais. Contacte-nos através do nosso email geral@personaltrainers.com.pt, website ou redes sociais.

Texto de Miguel Paiva