Evolve Fitness Concept

10 dicas para adutores saudáveis

O adutor é um músculo que deve ser trabalhado regularmente e não deve ser descurado. A Personal Trainers dá-lhe a conhecer como pode exercitá-lo e a importância que tem.

O que é o adutor e a sua influência no desempenho físico? O adutor é um músculo presente na parte interior da coxa e responsável ​​pela adução da perna, que por sua vez faz o movimento contrário do abdutor que se encontra na parte externa da coxa e executa a abdução da perna. Este músculo intervém a nível do equilíbrio, da velocidade, nas mudanças de direção, etc.  

Saiba como treinar o adutor em 10 dicas:

1. Realize diversos agachamentos. Agachamento normal, agachamento sumo ou agachamento unilateral

2. Lunges é um bom exercício para desenvolver o adutor, pode executar de forma estática, a andar, com barra ou halteres.

3. Coloque uma bola entre as pernas e pressione de modo a comprimir a bola, o adutor é solicitado de imediato.

4. De pé e com um elástico preso na zona do tornozelo realize adução da perna, o corpo tem de estar perpendicular à zona onde o elástico está preso.

5. Posicione-se deitado(a) no tapete de forma lateral e com um elástico preso nas pernas eleve a perna para cima e depois para baixo. De modo a trabalhar eficazmente o adutor faça a descida de forma lenta.

6. A corrida além de desenvolver os grandes músculos da coxa, também tem um papel importante no adutor. Ao realizar uma corrida mais veloz irá sentir mais resultados.

7. A fitball entre as pernas também promove um desenvolvimento do adutor, mesmo que seja para realizar abdominais, o adutor está a ser recrutado para manter a bola entre as pernas.

8. A máquina, cadeira adutora também é uma ótima opção para trabalhar o adutor, uma vez que pode aumentar a carga progressivamente.

9. No final de cada treino, lembre-se sempre de alongar todos os músculos, incluído o adutor, pois assim os resultados serão maiores e ajuda na prevenção de lesões.

10. Ao realizar um treino que engloba o adutor é importante perceber quantas séries, repetições ou tempo a utilizar para desenvolver o adutor de forma eficaz. De modo a ser mais seguro e correto recomendamos que procure um treinador pessoal. A Personal Trainers pode ajudá-lo(a), contacte-nos através do nosso email geral@personaltrainers.com.pt, website ou redes sociais.

Veja também como ter umas pernas tonificadas.

Texto de Rita Abreu