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Quanta proteína devo consumir?

Todos nós quando chegamos ao ginásio fazemos esta pergunta. No entanto a verdadeira pergunta deveria de ser: Quanta proteína devo tomar para maximizar os meus ganhos musculares?

O objetivo principal deve ser estimular a síntese proteica. Num estado pós-treino, a síntese proteica muscular está num estado elevado e as células estão preparadas para receber os tão necessitados aminoácidos.

Assim sendo, quanta proteína deve-se tomar por dia para maximizar o crescimento muscular? Engane-se aquele que pensa que ingerir proteína em excesso para além do que é necessário para obter os melhores resultados no aumento da massa muscular, não vai acelerar o processo.

Estudos recentes mostraram que calorias em excesso de fontes proteicas não ficam facilmente armazenadas como gordura muscular, mas ainda assim, também não aumentam os ganhos musculares. Então nada melhor do que deixar a nossa genética trabalhar ao seu ritmo.

Não existe uma forma de “criar” músculo mais rapidamente, no entanto, enquanto profissionais da área de desporto e saúde, aconselhamos as seguintes maneiras para ajudar a genética a dar o melhor de si:

- Consumir aproximadamente 2g de proteína por Kg do nosso peso corporal por dia;

- Cerca de 40g de proteína whey após o treino vai maximizar a síntese proteica muscular necessária;

- Uma proteína de digestão lenta que contenha caseína antes de ir dormir é uma boa maneira de manter a síntese proteica muscular elevada durante a noite.

Como deve dividir a proteína por refeição então?

Dando como exemplo um homem que pese 70kg, deve consumir por refeição entre 30-40g de proteína, o seu pós-treino deve conter um shaker de 40g de proteína whey e antes de deitar 20-40g de caseína.

Obter a quantidade necessária de proteína para a maioria das pessoas não é o maior problema, mas sim de um deficit de calorias e ainda o tipo de intensidade no treino, ou não ser o treino mais adequado para obter os tão desejados resultados. Na Personal Trainers damos toda a ajuda necessária para atingir os seus objetivos, seja ganhar, perder ou até manter o seu peso atual. Contacte-nos através do nosso email geral@personaltrainers.com.pt, website ou redes sociais.

Texto de Marcelo Feijão