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Os alongamentos devem ser feitos antes e depois do treino de musculação?

Esta é uma das perguntas que mais se faz, pois o alongamento é visto como essencial antes do exercício, na medida em que pode ajudar na prevenção de lesões e na melhoria do desempenho. Mas até que ponto é que isto é verdade? Os estudos têm vindo a comprovar que não é bem assim como se pensa, existem diversas atividades que são prejudicadas pela execução dos alongamentos antes do exercício e a musculação é uma delas.

Os alongamentos são feitos antes do treino pois existe a noção geral de que estes ajudarão na qualidade do treino e consequentemente na hipertrofia. Acontece que, antes da musculação, não é aconselhável. O alongamento causa um stress no fuso muscular, com a execução de exercícios esse stress aumenta e o fuso pode estar a trabalhar em níveis pouco seguros de estiramento.

Para além de não ajudar na prevenção de lesões, o alongamento também irá comprometer o desempenho de força máxima e potência. A força reduz, há menos sobrecarga nos músculos, e menos estímulo para o crescimento muscular.

Concluindo, o alongamento estático possui inúmeros benefícios, mas não quando associado ao treino de força, seja ele antes ou depois do mesmo.

A melhor forma de reduzir o risco de lesões será realizando um aquecimento adequado de forma a preparar as articulações e os músculos para a carga a que será exposto. Será mais eficaz uma boa ativação muscular do que uma sessão de alongamentos.

Fique claro que o treino de flexibilidade é fundamental para a melhoria da amplitude dos movimentos e também na melhoria da qualidade de vida, apenas terá de ser feito no momento adequado.

Se tem dúvidas sobre este assunto, procure sempre a ajuda de um profissional. Na Personal Trainers temos os melhores profissionais para o ajudar a atingir os seus objetivos, contacte-nos através do nosso email geral@personaltrainers.com.pt, website ou redes sociais.

Texto de Leslie Delgado