Evolve Fitness Concept

Alongamento estático

O alongamento estático é ótimo para aumentar a amplitude de movimento e aliviar a tensão das fibras musculares, porém acontecem outras reações ao fazer alongamentos.

Ao manter um alongamento estático, por exemplo, o músculo bicípite, os músculos que se envolvem e a sua principal função é uma reação da contração muscular que acontece ao enviar o sinal neural através do nervo aferente (sensorial) para o cérebro de modo a obter a ordem de contração através do nervo eferente (motor), por outro lado, assim como os fusos, temos outro recetor sensorial chamado órgão do tendão de Golgi que reage ao alongamento estático, relaxando os tecidos de conexão para ser mais específico a parte entre os tendões e os músculos. 

A razão pela qual mantemos um alongamento estático por aproximadamente 30 segundos, é porque é o tempo necessário pelo órgão do tendão de Golgi para anular o sinal do fuso muscular. 

É melhor mais tempo? Neste caso, na verdade, a realização de um alongamento estático por mais de 30 segundos não mostrou nenhuma melhoria adicional na flexibilidade.

Um ensaio de controlo aleatório com 35 indivíduos com menor flexibilidade do isquiotibito, os alongamentos de isquiotibiais estáticos completos com duração entre 30 e 120 segundos, e os detidos de 30 segundos foram tão efetivos como os 120 segundos de espera. 

Na Personal Trainers ajudamos os nossos clientes a atingir os seus objetivos da melhor forma possível. Contacte-nos através do nosso email geral@personaltrainers.com.pt, website ou redes sociais. 

Texto de Rita Abreu