Evolve Fitness Concept

Seniores e a actividade física

A Organização Mundial de Saúde (OMS, 1998) afirma que a prática regular de exercício tem o poder de prevenir, minimizar e / ou reverter muitos dos problemas que compõem o acompanhamento ou processo de envelhecimento. Por exemplo, Fries (1990) afirma que como pessoas com uma idade acima de 70 anos podem ser como suas reservas cognitivas aumentadas com exercícios aeróbios através de uma prática orientada.

Em seniores que sofrem de alguma patologia ou incapacidade física, a prática de exercício físico pode, inclusive, fazer parte da terapêutica da doença. Pesquisas demonstram que pessoas que sofrem de artrite, doença cardíaca ou diabetes beneficiam se praticarem exercício físico regularmente.

Ser fisicamente ativo ajuda os seniores a melhorar a força, resistência física, flexibilidade e equilíbrio, o que lhes permite continuar a levar a cabo as suas atividades e rotinas do dia a dia e, em simultâneo, manter a sua independência.

8 Motivos para um Sénior para praticar exercício físico: 

1. Melhoria da auto estima e socialização

2. Melhoria da velocidade ao andar

3. Melhoria da coordenação

4. Melhoria do equilíbrio

5. Contribuição da manutenção e da densidade óssea

6. Ajuda do controle da Diabetes, artrite e doenças cardíacas

7. Melhora a ingestão alimentar

8. Aumento da resistência muscular 

O início da prática de exercício físico deve ser sempre gradual e adaptado a cada pessoa por isso procure sempre ajuda dos profissionais certificados da área do exercício físico. Contacte-nos!

Texto de Susana Santos