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Qual a melhor altura do dia para fazer exercício físico

O exercício físico é importante tanto para o corpo como para a mente, no entanto, todos os dias nos perguntam qual a melhor altura do dia para realizar o treino diário, sendo que uma parte prefere a manhã, outros a tarde e até durante a noite. Aqui mostramos quais as vantagens e desvantagens dos vários tipos de treinos.

Manhã
Uma pesquisa feita alega que, se o objetivo é perder gordura, a melhor altura do dia para o exercício físico é durante a manhã antes do pequeno-almoço.

Os especialistas explicam que, de manhã, o corpo terá dizimado os carboidratos ou açúcares e, portanto, consome a gordura armazenada para obter força.

No entanto, existem algumas pessoas que não conseguem trabalhar com o estômago vazio. Para estes casos é aconselhável começar o dia com um pequeno lanche e depois começar o seu exercício. Acordar cedo e ficar ativo pode ajudar a aumentar seus níveis de energia física e ajudá-lo a permanecer mentalmente alerta para o resto do dia.

A principal desvantagem de realizar exercício pela manhã é que a temperatura do corpo é bastante baixa depois de acordar e, naturalmente, os seus níveis de energia e fluxo sanguíneo são reduzidos. É essencial um bom aquecimento para prevenir qualquer tipo de lesão.

Tarde
Treinar durante a tarde tem a vantagem de já estar alerta e acordado e os seus músculos já tiveram um aquecimento prévio, mesmo que apenas realizando tarefas do dia-a-dia, diminuindo as chances de lesões.

Se se exercita da parte da tarde o seu stress diário pode diminuir pois existe uma quebra nas tarefas diárias e o seu fluxo sanguíneo para o cérebro melhora. O tempo é a única restrição para quem treina durante a tarde, pois o tempo pode ser mais reduzido devido à rotina diária entre trabalho, casa, família.

Noite
A noite pode ser a melhor hora do dia para treinar se o seu objetivo é ganhar massa muscular. Exercitar-se à noite pode ajudá-lo a ganhar força. Os especialistas dizem que, à noite, os músculos são aquecidos e que são necessários para um treino de resistência muscular. Treinar à noite pode ajudá-lo a regular a quantidade de alimentos que ingere ao jantar para tornar o seu treino mais. Exercícios noturnos também podem ser um maravilhoso alívio do stress depois de passar um dia agitado no escritório.

No entanto, alguns estudos revelam que um treino intenso e vigoroso no final da noite pode afetar o sono, pois a temperatura corporal e a atividade hormonal aumentam. Então recomendamos que realize o seu último exercício entre 1 a 3 horas antes de dormir.

Este são apenas aspetos gerais de treino, cada pessoa deve tentar cada um destes treinos e depois escolher o que melhor se adapta a si e ao seu estilo de vida. O que importa é a sua vontade de treinar, não a hora que treina! Na Personal Trainers não existem problemas com o horário, temos sempre profissionais para o acompanhar durante o seu treino, contacte-nos!