Evolve Fitness Concept

Benefícios da alimentação saudável: porquê começar?

Uma alimentação saudável significa estar consciente do que coloca no seu corpo. De vez em quando ouvimos o velho ditado de que somos o que comemos, no entanto, a maioria das pessoas ainda acha difícil mudar conscientemente seus hábitos alimentares, ou devido a uma rotina demasiado exigente ou talvez devido à falta de conscientização sobre os benefícios significativos da alimentação saudável.

Ter uma dieta bem equilibrada significa consumir uma variedade de alimentos da pirâmide alimentar. Encontrar o equilíbrio entre comer demais e comer muito pouco desses grupos de alimentos faz a diferença na nossa saúde. Simplificando, é necessário comer mais vegetais, frutas, peixe, amido e alimentos ricos em fibras. Por outro lado, temos de limitar o nosso consumo de alimentos ricos em açúcar, sal, gorduras e conservantes. Não só é saudável ter uma dieta bem equilibrada, como também afeta todo o nosso estilo de vida. Na Personal Trainers sabemos o quão importante é este tema, por isso veja aqui os benefícios mais importantes de uma alimentação saudável:

Perda de peso
Este é talvez um dos benefícios mais importantes associados à alimentação saudável. A escolha de alimentos orgânicos e naturais em vez de alimentos altamente calóricos, permite eliminar o excesso de peso corporal. Com todas as dietas disponíveis no mercado hoje, apenas uma dieta bem equilibrada com o exercício regular pode realmente ajudar a perder peso da maneira correta. A alimentação saudável garante que receba uma nutrição adequada enquanto mantém seu peso sob controlo, limitando alimentos gordurosos, açucarados e salgados na sua dieta.

Níveis de energia mais altos
Como uma dieta saudável inclui um bom equilíbrio de proteínas e carboidratos, sentir-se-á com bastante mais energia durante o seu dia-a-dia. O pequeno-almoço é uma das refeições mais importantes necessárias para uma alimentação saudável. Alimentando o seu corpo com proteínas e carboidratos, vai melhorar o seu foco e concentração durante todo o dia.

Redução dos níveis de stress
Este é um problema comum para pessoas com uma dieta pouco saudável. Sem se aperceber, os hábitos alimentares pouco saudáveis contribuem para os níveis de stress, tornando-se difícil ter uma boa noite de sono. A alimentação saudável fornece a nutrição adequada que ajuda seu corpo a lidar com o stress e evitar um desequilíbrio hormonal.

Boa saúde e maior longevidade
Cultivar hábitos alimentares saudáveis fortalece o seu corpo contra certas doenças. Frutas e vegetais são as melhores fontes de antioxidantes, vitaminas e minerais que o nosso corpo precisa para funcionar adequadamente. Comendo menos gordura e alimentos açucarados, está essencialmente a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, diabetes e outras doenças crónicas.

Boa disposição
A depressão pode ser atribuída a uma dieta pobre, e uma dieta que inclua alimentos ricos em vitaminas do complexo B ajuda a combatê-la. A boa disposição é o ponto alto de uma dieta saudável e de um programa de exercícios regulares. Nada supera um corpo bem nutrido e ativo, juntamente com um bom descanso e uma aparência jovem, para que se sinta bem consigo mesmo.

Precisa de ajuda na sua alimentação? Contacte-nos, na Personal Trainers contamos com os melhores profissionais para o ajudar a atingir os seus objetivos.

Texto de Personal Trainers