Evolve Fitness Concept

Alimentação e exercício físico

O que comer antes, durante e depois dos treinos?

A alimentação e a atividade física devem estar lado a lado quando pretendemos ter uma melhor qualidade de vida. Saber o que comer, de acordo com o desgaste dos exercícios, é fundamental, tanto para o desempenho desportivo, quanto para a saúde.

Quando se pratica exercício físico deve-se ter cuidado com uma boa alimentação em dois períodos. São eles: antes e depois do exercício físico.

Uma alimentação saudável também é essencial nos demais períodos do dia, por meio do fracionamento das refeições, do consumo adequado de frutas, verduras e legumes e da baixa ingestão de alimentos ricos em gordura e açúcar.

O interesse por estas mudanças no estilo de vida requer atenção a alterações nos hábitos alimentares e o início de uma atividade física programada devem ser acompanhados de perto por profissionais, apresentando um plano alimentar para cada momento específico de atividade.

Antes, durante e depois

Antes do treino
A ausência de hidratos de carbono em paralelo com a atividade física pode desencadear perda de massa muscular, fadiga precoce, quebra de rendimento e performance. Ou seja, de preferência duas horas antes do treino, deve comer alimentos ricos em hidratos de carbono, como arroz, milho, batata, massas, aveia, etc. De preferência estes alimentos, devem ser consumidos nas versões integrais (pão, arroz e cereais integrais), já que estes são capazes de fornecer energia por um período de tempo maior.

Durante o treino
Para treinos com duração menor que uma hora, são recomendados 200 ml de água, a cada 20 minutos de exercício. Se o exercício ultrapassar uma hora, é recomendada a ingestão de 50 ml a 100 ml de água, a cada 20 minutos, e acrescentar de 30 g a 60 g de hidratos de carbono para repor o glicogênio muscular, na perspetiva de melhorar o desempenho e retardar a fadiga.

Após o treino
A seguir à atividade física 30 a 60 minutos depois do treino, é importante que a energia gasta durante o exercício seja reposta. Sendo assim, nesse momento também devem estar presentes os alimentos fonte de hidratos de carbono, neste caso, nas versões não integrais (pão, arroz, frutas, mel etc.), que nos fornecem energia mais rapidamente. Devemos também ingerir alimentos fonte de proteínas, pois este nutriente é responsável pela recuperação e regeneração a nível muscular.

Precisa de mais informação sobre este ou outro tema? Contacte-nos! Na Personal Trainers contamos com os melhores profissionais na área a saúde que lhe podem ajudar em qualquer que seja o seu problema ou dúvida.

Texto de Daniel Lança