Evolve Fitness Concept

Boxe feminino e seus benefícios

Nos dias que correm é cada vez mais usual ver mulheres a praticar boxe, ao contrário do estereótipo criado em relação à atividade física da mulher, desde do ballet, à ginástica, etc.

O boxe ao ser praticado por homens e mulheres juntos, beneficia a visão do homem perante a mulher, cria um novo modelo de mulher, capaz de praticar o mesmo desporto que o homem, logo contraria a visão da mulher frágil.

Ao mesmo tempo, praticar desportos de contato não apenas melhora o próprio corpo, mas também proporciona em situações de contato (usando a técnica, luva ou o próprio combate), a proximidade com o corpo do sexo oposto, focado na tarefa desportiva e não a partir de um plano de sedução.

Permite unir desporto com prazer, prazer no plano de treino, distanciando-nos um pouco da tendência das mulheres a fazerem atividade física puramente por objetivos estéticos e de beleza: perder peso, moldar a figura (embora seja também um benefício mas não o único).

A nível físico melhora toda a coordenação, forma física, resistência, força, o que é um ótimo tipo de treino para quem quer melhorar todas as suas capacidades físicas.

A nível psicológico, ajuda a controlar diversas emoções, desde o controlo, a ansiedade, o medo em relação ao adversário, o que leva ao aumento da auto-estima. A concentração e o controlo dos nervos adquiridos na aprendizagem do boxe ajudam bastante no dia-a-dia.

Texto de Rita Abreu