Evolve Fitness Concept

5 dicas de exercícios para iniciantes

Se se está a iniciar no mundo do exercício físico, de certeza que tem uma série de perguntas e dúvidas na cabeça. Quanto tempo devo treinar? Preciso treinar todos os dias? Estas são apenas duas, mas existem mais, por isso, reunimos esta lista básica para definir o caminho certo de quem está a começar.

1. Easy does it! (a maneira fácil dá resultados)
Para iniciantes, é bom começar com 2/3 dias por semana e pelo menos 30 minutos por sessão. Depois pode aumentar gradualmente a intensidade do treino. Não comece de uma forma difícil treinando todos os dias, durante horas a fio, o seu corpo pode não estar preparado. Comece com 30 minutos de cardio 2/3 vezes por semana e treino de força uma vez por semana. Continue com isso por dois ou três meses até que esta forma de treinar se torne parte integrante da sua rotina diária.

2. Aquecer e alongar
Aquecimento deve estar sempre presente no treino. Através de movimentos básicos vai alongando os músculos. Isso garantirá que o seu corpo funcione num nível ideal e, mais importante, evitar problemas como lesões.

3. Não siga o mesmo conjunto de exercícios
Este é um erro comum cometido por muitos iniciantes. Não fique com o mesmo conjunto de exercícios todos os dias. Misture. Vá alternando entre os 3 principais tipos de exercício - aeróbico, anaeróbico e flexibilidade

O exercício aeróbico é o exercício que é tradicionalmente considerada como exercício cardiovascular, como correr numa passadeira ou andar de bicicleta. O exercício anaeróbico, por sua vez, equivale ao treino de força e o sprint.

4. Musculação
A melhor coisa sobre o treino básico de peso corporal é que pode, como iniciante, treinar em qualquer lugar, até mesmo de casa. Os halteres são uma ótima maneira de começar o treino de peso básico. Se o seu objetivo é a força acima de tudo, recomendamos barras, que permitem que você progrida de forma clara e rápida, pois permitem adicionar peso ao longo do tempo e da sua evolução.

5. Dê ao seu corpo o tempo de recuperação adequado
Se não der tempo ao seu corpo para descansar, o seu desempenho diminuirá e entrará num ciclo vicioso onde nunca se recuperará totalmente.

Estas são apenas algumas dicas que, caso seja iniciante no mundo do fitness, pode seguir para iniciar. Caso esteja num outro patamar, contacte-nos! Contamos com uma equipa de especialistas prontos para o ajudar.