Evolve Fitness Concept

A importância da atividade física nas crianças e nos jovens

A atividade física regular nas crianças e jovens é essencial, comporta um grande auxílio para o desenvolvimento motor: fortalecendo o sistema ósseo e aumento da elasticidade bem como o desenvolvimento psicossocial: que ajuda os jovens e as crianças a aprender a viver em sociedade.

Os 5 principais benefícios da atividade física nas crianças e jovens:

1. Peso adequado
Praticar atividade física é um dos pilares para que se consiga manter o peso ideal, e principalmente porque o gasto calórico dos exercícios contribui para a queima da gordura que pode estar acumulada dentro dos seus pequenos vasos sanguíneos.

2. Sistema ósseo mais forte
Os melhores exercícios para se praticar na adolescência são os que produzem um impacto reduzido como a maioria dos desportos coletivos, porque desta forma há um maior progresso ósseo e reduzindo assim o risco de osteoporose na idade adulta.

3. Tende em acelerar o processo de crescimento
A atividade física favorece o crescimento infantil porque quando os músculos são contraídos os ossos respondem ficando maiores e mais fortes, e por isso as crianças mais ativas tendem a desenvolver-se melhor.

4. Diminuição do risco de sedentarismo na vida adulta
As crianças que praticam atividade física desde jovens, atividades como natação, ballet ou desporto coletivo, tendem a um menor risco de futuramente se tornar um adulto sedentário, melhorando assim a sua qualidade de vida e diminuindo o risco de problemas cardíacos no futuro.

5. Melhoria da autoestima e confiança
As atividades físicas nas crianças aumentam a autoestima e a confiança. É nestas atividades que conseguem definir objetivos, traçar caminhos e alcançar metas, fase esta que gostam que sejam partilhadas no seu meio social, dando-lhes uma maior confiança perante o grupo. A facilidade com que as crianças e jovens demostram o que sentem durante as aulas também ajuda os pais e professores a compreender as suas possíveis frustrações, facilitando assim o trato diário.

Em situações normais, uma criança não de ir ao médico ou especialista antes de iniciarem a atividade física, precisam sim de ser acompanhas por profissionais, que podem ser encontrados na Personal Trainers. Caso a criança ou jovem tenha algum problema de saúde, relacionado com doenças cardíacas, diabetes, sinusite ou estiver abaixo do peso saudável deverá sim ir ao encontro de um médico para que possa inicial atividade física.

Texto de João Matos