Evolve Fitness Concept

O que devemos treinar na 3ª idade

Actualmente a área do fitness e saúde está em crescimento e muitas são as pessoas que treinam regularmente seja em ginásios ou até ao ar livre.

Entre a população denominada idosa, é comum a ideia de que exercício físico não é uma actividade que se adeqúe à sua idade, levando a que muitos não pratiquem qualquer actividade física, seja por receio ou desconhecimento da melhor estratégia a seguir.

O termo idoso é atribuído a uma pessoa com uma idade superior a 65 anos, ou ainda com uma idade compreendida entre os 50 e os 64 anos mas que apresente condições clínicas significativas ou limitações físicas que afectem o movimento, aptidão física ou a própria actividade física.

Definimos o idoso segundo estes parâmetros pois a idade fisiológica nem sempre corresponde à idade cronológica. O nível de aptidão física pode variar entre pessoas com a mesma faixa etária e com respostas ao exercício muito diferentes.

Com o avanço da idade existe um envelhecimento no sistema cardiopulmonar, sistema nervoso, sistema músculo-esquelético e sistema sensorial. Quando se prescreve exercício para o idoso, importa perceber o nível de saúde e funcionalidade individual pois as capacidades físicas vão-se perdendo de forma diferente de pessoa para pessoa e com maior incidência a partir desta faixa etária. Por esse motivo, é importante trabalhar o nosso corpo de forma a contrariar a tendência de adormecimento dos nossos movimentos.

Por exemplo, com o envelhecimento gradual dos nossos sistemas e com a diminuição de capacidades, o risco de queda é superior e com danos maiores pois após a primeira queda, a probabilidade de nova queda poderá aumentar de 2 a 3 vezes nesse mesmo ano em pessoas desta faixa etária.

SERÁ POSSIVEL PREVENIR AS QUEDAS E MELHORAR AS MINHAS CAPACIDADES FISICAS?

Existem já imensos estudos científicos que têm vindo a concluir que poderá estar no exercício a resposta para um aumento de longevidade. Vários são os estudos também onde se verificam grandes melhorias ao nível de saúde e funcionalidade do idoso, em que riscos como o de queda por exemplo diminuem bastante com uma prescrição de treino bem elaborada e estruturada.

COMO DEVO TREINAR?

A PERSONAL TRAINERS AJUDA…

A prescrição de treino nesta fase da vida deve visar um desenvolvimento geral onde serão estimulados os diferentes sistemas.

Assim deveremos incluir no plano de treino semanal uma componente aeróbia, outra de flexibilidade/mobilidade, treino de força e resistência muscular e ainda treino neuromuscular (equilíbrio, agilidade, proprioceptividade).

É essencial perceber que ao construir o plano de treino para um idoso temos de conhecer o percurso físico da pessoa ao longo dos anos, e começar a trabalhar de forma harmoniosa e progressiva a partir desse patamar sempre com o objectivo de dar ou melhorar a autonomia e funcionalidade.

Não deixe de treinar por receio ou desconhecimento, treine com a Personal Trainers e aprenda como treinar em qualquer fase da sua vida.

Texto de Francisco Barbosa