Evolve Fitness Concept

A importância do folato

A vitamina B-9, mais comumente conhecida como folato, desempenha vários papéis críticos no organismo. O folato, juntamente com outras vitaminas, é um nutriente essencial que os humanos precisam para um funcionamento adequado.

A função do folato
O folato é necessário para produzir glóbulos vermelhos. O ácido fólico, um composto pertencente também da vitamina B-9, ajuda na redução de compostos perigosos no corpo e na condução de múltiplos processos metabólicos. O folato é de uma importância extrema para as mulheres em idade fértil, pois é parte integrante da formação do cérebro fetal e da medula espinhal durante a gravidez.

O folato é encontrado em vegetais verdes, como espinafres, espargos e brócolos. Como a maioria das vitaminas B, o folato é facilmente destruído pelo cozimento e pela luz, e os níveis de folato diminuem rapidamente quando os vegetais são colhidos. A boa notícia é que muitos alimentos são fortificados com ácido fólico, uma versão de folato facilmente metabolizada e estável. Lentilhas e outros vegetais, como feijão são fontes ricas em ácido fólico.

Suplementos de ácido fólico
Suplementos de ácido fólico são uma forma de obter folato na sua dieta. As mulheres em idade fértil devem considerar este suplemento pois os a falta do mesmo pode causar danos irreversíveis. Assim que uma mulher engravida, a sua necessidade diária de folato duplica e pode ser difícil cumprir este requisito apenas com dieta básica. O ácido fólico é um suplemento bastante recomendado durante a gravidez.

Comer vegetais verdes frescos e crus é uma maneira natural de obter folato e não só, sendo uma ótima fonte de outras vitaminais e minerais. Quer saber como ter uma dieta saudável e adequada? Contacte-nos!

Texto de Personal Trainers