Evolve Fitness Concept

A Importância da alimentação aliada à atividade física

Atualmente vivemos num mundo onde todos desejam a famosa qualidade de vida. Está mais que estabelecido que para que tenhamos saúde, é necessário, um equilíbrio entre a prática de atividade física e uma alimentação adequada.

Porém, por mais que o desejo das pessoas seja de ter uma vida saudável, pouco se faz para ter de facto saúde e bem-estar. O que torna esse desejo quase impossível.

As “desculpas” são diversas, como falta de tempo, maior prática em consumir produtos industrializados, não gostar de treinar, etc... Como tal, devemos ter a consciência de que ao praticarmos exercício físico, ter uma vida fisicamente ativa e uma alimentação saudável, estamos na verdade a praticar saúde!

O excesso do consumo de alimentos ricos em sódio, corantes, açúcares e conservantes, aliados ao sedentarismo é o grande responsável por diversas doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, colesterol alto, entre outras. Quando esses fatores estão associados a um histórico familiar, faz com que a pessoa seja ainda mais suscetível a essas doenças.

Portanto, com um plano alimentar adequado às suas necessidades, nós fornecemos ao nosso corpo a energia necessária para realizar as nossas tarefas diárias, bem como as necessidades energéticas do exercício físico. O que nos deixa mais perto do nosso objetivo, seja ele estético (perda de peso ou hipertrofia muscular), na saúde (prevenção e controlo de doenças como no caso de diabetes e hipertensão) ou para manter uma boa qualidade de vida.

Por isso, é imprescindível ter uma alimentação adequada e equilibrada associada com o exercício físico, pois não se trata de uma mera estética, mas sim, de saúde e bem-estar.

Texto de Diogo Lopes