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Memória Muscular

Quem é que nunca fez, ou conhece alguém que fez, uma pausa da sua rotina de treino ou exercício, quer por motivos profissionais ou de estudo, férias, saúde ou lesões, ou até por desmotivação?

Não pare, treine mesmo nas férias

Durante o período de paragem, nota-se um decréscimo da performance de força muscular. No entanto, quando se regressa aos treinos ou exercícios, e com uma alimentação correta, sente que rapidamente volta ao seu estado de performance anterior, em que o ganho de massa muscular é muito grande.

Esse resultado, o ganho de massa muscular abrupto em pouco tempo, têm uma explicação: chama-se Memória Muscular.

A Memória Muscular é a capacidade que o nosso corpo/organismo têm para, após um período de destreino, voltar a assimilar de novo o trabalho de força feito durante um período contínuo e até aumentar os níveis anteriormente alcançados.

Cientificamente, o núcleo das células é responsável pelo controlo das reações químicas através da transcrição e tradução da informação contida no ADN, significa então que essas alterações afetam a expressão genética e que terá impacto direto nas proteínas produzidas pelo nosso organismo.

Sendo assim, o treino eleva a expressão genética através de um processo designado de metilação que tem duas vertentes:

·      Hipermetilação – quando processo de metilação aumenta, a expressão genética diminui;

·      Hipometilação – quando processo de metilação diminui, a expressão genética aumenta;

No período de pausa de treino ou exercício os indivíduos perdem tanto massa muscular como força, mas mantém os níveis de expressão genética, quer isto dizer que os nossos músculos memorizam os níveis de expressão genética anteriores.

Não pare, tenha um treino contínuo

Quando voltamos de novo ao treino de força e ganhos de massa muscular, os indivíduos com rotinas de treinos têm maior facilidade em obter estados de performance mais elevados e mais rapidamente.

Com a idade, este processo fisiológico é menor e a capacidade de produzir memória muscular é mais reduzida, daí a importância de começar cada vez mais cedo o trabalho de força, de modo a manter o efeito de memória muscular mais tardio.

Por isso, com uma boa alimentação e regresso à rotina de treino, não será uma pausa que causará diferenças significativas na sua massa muscular e força. Se está de regresso aos treinos e precisa de ajuda de um profissional não hesite em contactar a Personal Trainers Portugal.

Bons treinos!

Texto de João Matos