Evolve Fitness Concept

Importância da Mobilidade

Mobilidade é considerado a amplitude de movimento que uma articulação consegue fazer activamente (exemplo chuto alto com a perna completamente em extensão).

É o movimento baseado na integração do corpo todo abordando e encontrando todos os elementos que limitam o movimento e a performance, incluindo músculos encurtados e rígidos, restrições de tecidos moles, cápsula articular, problemas de controle motor, disfunção na amplitude de movimento e problemas neurais dinâmicos. Resumindo, na opinião da Personal Trainers, a mobilização é a ferramenta para encontrar de forma global problemas de movimento e performance.

Quer melhorar a sua Mobilidade, Contacte-nos, nós vamos ajudá-lo!

Importante para?

Prevenção de lesões: A estabilidade da coluna vertebral protege o sistema nervoso central, o movimento livre das articulações promove uma adaptação ao movimento de forma suave e adequada para suportar as cargas ou volume. Executar movimentos em posições inadequadas é um grande convite para lesões e disfunções musculares.

Aumenta a eficiência do movimento: A movimentação correta das articulações melhoram a qualidade do movimento, deixa o movimento suave e sem impedimentos (ex: Pistol, Over Head Squat, Levantamentos Olímpicos).

Melhora a performance: Entender como estabilizar as articulações e ativar os grupos musculares resultam em um aumento fantástico da performance. A mesma estabilidade que protege contra lesões é a sua base para gerar mais torque, ou seja, suportar e levantar mais cargas. Cada movimento possui sua particularidade, em relação a estabilização como por exemplo o supino, que necessita de uma forte contração das escápulas.

Texto de Rui Rodrigues