Evolve Fitness Concept

Os agachamentos causam-lhe dor?

Tenha estas dicas em consideração.

O agachamento é um movimento fundamental que desenvolve força, estabilidade e mobilidade, melhorando o desempenho em tarefas do dia-a-dia, como subir as escadas ou correr.

Mas a dor no joelho é uma queixa comum associada ao movimento.

Aqui, tem três razões que podem levar a essa sensação de dor e dicas para fazer o movimento sem sentir qualquer incómodo.

Má condição física, falta de mobilidade, força e alinhamento.

Quando faz um agachamento incorrectamente, por exemplo ao levantar os calcanhares do chão transferimos a carga para os joelhos. Grande parte das pessoas que sentem dor neste exercício deve-se à falta de mobilidade, a falta de uso regular das valências do nosso corpo leva a uma maior rigidez articular, sendo este o fator mais frequente da sensação de dor. 

Mobilize os soleares, e tenha atenção ao apoio dos calcanhares durante o exercício. Poderá usar um ligeiro apoio mais elevado no calcanhar para que possa realizar o exercício numa primeira fase. Dando mais enfase aos ganhos de mobilidade.

Agachamento muito profundo

Devemos ter em consideração o stress colocado na articulação femoropatelar, quando descemos em demasia aumentamos a carga na zona.

Experimente não afundar tanto e aumente a amplitude de acordo com a sua mobilidade e força.

Sente crepitação nos joelhos

Quando ouve estalos nos joelhos que geralmente é regular. Que às vezes podem ser apenas tendões ou ligamentos sobre zonas mais proeminentes, nesses casos a dor não deverá ser impeditiva. No entanto caso exista dor regular com a crepitação devemos ter em alerta o risco de osteoartrite.

Comece pelo agachamento estático para criar uma maior estabilização e alinhamento para depois progredir apara um agachamento com enfase na parte excêntrica e finamente no exercício tradicional.

Saiba mais!

POR CLÁUDIO MOCHO / SÉNIOR PERSONAL TRAINER

1.        Kozinc Ž, Šarabon N. Effectiveness of movement therapy interventions and training modifications for preventing running injuries: A meta-analysis of randomized controlled trials. J Sport Sci Med. 2017;16(3):421–8.