Evolve Fitness Concept

Alongamento miofascial

Recupere mais rapidamente para a próxima corrida.

O alongamento miofascial requer o uso de um rolo ou outra ferramenta semelhante para aplicar pressão nos tecidos no sentido das fibras musculares. Embora não existam evidências científicas que ajude no aumento da velocidade, esta metodologia irá promover o aumento da circulação, aumentando o volume de oxigénio e água para os músculos. O resultado esperado: maior amplitude de movimento e menos desconforto.

(1)

Experimente estes exercícios antes e depois da sua corrida, incidindo mais nos músculos mais sobrecarregados como os isquiotibiais, quadricípites e soleares.

Isquiotibiais

Ajoelhe-se com a canela esquerda no chão e estique a perna direita à sua frente. Coloque o rolo abaixo da coxa direita direito, logo abaixo do glúteo, e coloque as mãos ao lado do rolo e role o suficiente para sentir a dor de descompressão, insista na zona mais tensa. Continue por 30 a 60 segundos e mude de lado.

Soleares

Sente-se com as pernas esticadas à sua frente, com as palmas das mãos no chão. Coloque o rolo acima do tendão de Aquiles direito e, em seguida, levante-se um pouco do chão, apoiando o tornozelo esquerdo à sua direita. Role lentamente em direcção ao joelho (e vice-versa) por 30 a 60 segundos e mude de lado.

Quadricípites

No chão, com o apoio dos antebraços, e centralize o rolo abaixo da sua coxa direito, mantendo a perna esticada. Role lentamente no sentido das fibras insistindo nas zonas de maior tensão. Continue por 30 a 60 segundos e mude de lado.

Glúteos

Sente-se em cima de um rolo e cruze a perna esquerda sobre a direita. Apoie-se na mão da perna cruzada e role até encontrar uma área sensível. Role lentamente nessa área até sentir a sensação diminuir. Continue por 30 a 60 segundos e mude de lado.

POR CLÁUDIO MOCHO / SÉNIOR PERSONAL TRAINER

1.        Okada-ogawa A, Sekine N, Watanabe K, Kohashi R, Asano S, Iwata K, et al. Change in muscle hardness after trigger point injection and physiotherapy for myofascial pain syndrome. J Oral Sci. 2018;早期公開(9):1–9.