Evolve Fitness Concept

O que deve fazer depois de correr?

Considere isso como parte integrante do seu treino.

Nos dias de hoje, com a vida agitada que temos assim que terminamos de correr queremos ir diretos para o banho. No entanto o retorno à calma é tão importante como o treino.

O exercício aumenta o débito cardíaco, a temperatura corporal e a pressão sanguínea. Para manter a homeostase e o funcionamento ideal dos seus órgãos após o treino, precisa trazer o seu sistema cardiovascular e a temperatura central de volta à linha de base em um ritmo lento e constante.

Cerca de 10 minutos será o suficiente após uma corrida intensa.

1. Caminhada

Desacelere gradualmente até que esteja em ritmo de caminhada, mas mantenha a marcha em movimento. Continue por 3 minutos ou até que sua respiração esteja apenas ligeiramente elevada.

2. Alongamento dos isquiotibiais em pé

Incline-se para frente a partir dos quadris com os calcanhares apoiados, mantendo o alinhamento da coluna. Sustenha por 40 segundos, depois mude de lado.

3. Alongamento do quadricípite

Encontre equilíbrio na perna esquerda, usando uma parede ou suporte sólido, se necessário, dobrando o joelho direito para trás e puxe o calcanhar para os glúteos, segurando o tornozelo direito ou a canela. Mantenha por 40 segundos, depois mude de lado.

4. Alongamento dos soleares

Passo para trás com a perna esticada e pressione o calcanhar no chão. Mantenha por 40 segundos, depois mude de lado.

Para tirar o máximo partido da sua corrida experimente uma programação do seu treino juntamente com um programa de força e mobilidade.

Fale com o seu Personal Trainer!

POR CLÁUDIO MOCHO / SÉNIOR PERSONAL TRAINER

1.        Smajla D, García-Ramos A, Tomažin K, Strojnik V. Selective effect of static stretching, concentric contractions, and a balance task on ankle force sense. PLoS One [Internet]. 2019;14(1):e0210881. Available from: http://dx.plos.org/10.1371/journal.pone.0210881