Evolve Fitness Concept

Conselho de sono para um corpo atlético

Torne o seu corpo mais apto para o exercício durante o sono.

Apenas porque não compete ao nível de um atleta profissional não significa que não queira ter alguns resultados acima da média. Assim não deve nunca cortar no sono ou não importa quão boa seja a nutrição ou não importa a sua excelente rotina de exercícios. Tudo isto em conjunto fará toda a diferença.

Os principais especialistas em sono dão alguns conselhos de sono para atletas, por exemplo:

ANTECIPE O SONO

“Crie uma rotina regular de 20 a 30 minutos antes de dormir para ajudar o corpo a antecipar o sono – leia, medite, yoga ou exercícios de respiração para ajudar a relaxar e acalmar. ”- Cheri Mah, pesquisadora de sono e performance atlética da Universidade da Califórnia, San Francisco e Stanford University, que assessoria equipas da NBA, NFL e NHL.

TESTE DE 3 SEMANAS – MAIS TEMPO NA CAMA

“Não há como enganar o sono e ainda conseguir uma excelente prestação atlética. Há um preço a ser pago. O desafio será aumentar o sono por três semanas. Vá para a cama quando se sentir cansado - não existe nenhuma regra sobre hora ideal de dormir. Ouça seu corpo. Atletas de alto rendimento estão acostumados a fazer isso. Veja como se sente durante o dia e sinta a energia no seu treino. Irá perceber a importância que o sono pode ser, assim terá motivação para o colocar nas suas prioridades. ”- Nathaniel F. Watson, MD, Presidente da Academia Americana de Medicina do Sono (AASM) e certificado pelo conselho de administração no sono medicina e neurologia.

MONITORIZE O SONO

"Os atletas medem o tempo de sono, mas tendem a ignorar como foi o mesmo. É importante perceber o que acontece com o corpo à noite. Hoje existem equipamentos, gadgets que nos ajudam a medir a qualidade do sono (frequência cardíaca, respiração, entre outros). ”- James Maas, Ph.D. Professor de Psicologia na Universidade de Cornell.

DESLIGUE 4 HORAS ANTES

"É frequente especular sobre o tempo que deve desligar os equipamentos electrónicos antes de dormir – mas deve rondar as 4 horas antes de dormir. Os atletas precisam desenvolver habilidades onde não estão envolvidos, para que possam relaxar completamente. Não há dúvida de que a luz nesses dispositivos tem um impacto no sono, mas a atividade interna e a interação que provocam são um maior problema. ”- Dr. Charles H. Samuels, diretor médico do Centro para o Sono e Desempenho Humano em Calgary.

BAIXE A TEMPERATURA DO QUARTO

“Os atletas frequentemente 'dormem quentes', suam muito à noite - isso tem a ver com a maior atividade metabólica. Portanto, um ambiente de cama mais frio fará mais sentido. ”- W. Christopher Winter, MD, diretor médico do Martha Jefferson Sleep Medicine Center em Charlottesville, Virgínia.

Descubra os maiores benefícios de um bom descanso! Marque já a sua avaliação!

 

POR CLÁUDIO MOCHO / SÉNIOR PERSONAL TRAINER

1.          Knufinke M, Nieuwenhuys A, Maase K, Moen MH, Geurts SAE, Coenen AML, et al. Effects of natural between-days variation in sleep on elite athletes’ psychomotor vigilance and sport-specific measures of performance. J Sport Sci Med. 2018;17(4):515–24.