Evolve Fitness Concept

Sentado Mas Ativo

Passa todo o dia sentado(a) no trabalho, experimente adicionar estes movimentos diários e sinta a diferença.

De certeza que já ouviu ou leu que estar sentando é o novo fumador, na sociedade actual. Passar o dia sentado leva a um aumento do risco de diabetes, doenças cardiovasculares e morte prematura.

Sem dúvida que ao mantermos uma postura inadequada por períodos longos vamos criar reajustes negativos no nosso corpo assim sendo além dos riscos comprovados de doenças, o corpo tem tendência para um postura mais fechada e os tecidos podem enfraquecer e os efeitos podem ser degenerativos.

Apesar de ter de trabalhar maioritariamente sentado(a) pequenos movimentos podem aumentar a hidratação e transporte de nutrientes para os tecidos.

Como se pode sentar ativamente?

ROLE OS PÉS (Os pés podem endurecer quando se senta por longos períodos e a falta de mobilidade nos tornozelos e soleares podem ser um problema. Durante o dia e role cada pé numa bola de massagem ou ténis).

ENCOSTO NA CADEIRA (Sente-se com as omoplatas e a parte inferior das costas contra o encosto, pernas a um ângulo de 90 graus. Mantenha por um minuto e faça várias repetições).

ALONGUE SENTADO(A) (Quando está sentado(a) leva ao encurtamento dos flexores da coxa, assim sendo devemos alongar. Com a perna esquerda para a frente a um angulo de 90 graus, leve a perna direita para trás apoiando o pé no chão mantenha por um minuto e troque as pernas, repita várias vezes ao dia).

ROTAÇÃO EXTERNA (Quando se mantem sentado(a) por muito tempo, tendemos a enrolar para dentro, rodando internamente os ombros, projectando o pescoço para a frente. Para contrariar esse movimento, sente-se no cóccix mais à frente na cadeira e com os braços ao lado do corpo, abra o peito e rode externamente as mãos, deixando os ombros se moverem para trás. Ao mesmo tempo, afaste as suas coxas rodando os pés para fora. Mantenha por 15 segundos e repita várias vezes ao dia).

Depois de um dia de trabalho tente fazer um trabalho de reforço da musculatura posterior juntamente com o alongamento da zona anterior, consulte o seu Personal Trainer e sinta as diferenças. 

POR CLÁUDIO MOCHO / SÉNIOR PERSONAL TRAINER

1..P. N, A. H, K. T, X. T, S. L, B. I, et al. Time spent lying, sitting, and upright during hospitalization after stroke: A prospective observation study. BMC Neurol [Internet]. BMC Neurology; 2018;18(1):18–9. Available from: http://www.embase.com/search/results?subaction=viewrecord&from=export&id=L623743035%0Ahttp://dx.doi.org/10.1186/s12883-018-1134-0