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A importância do Alongamento

Alongamentos. “Pra quê?”

Ainda existe algum preconceito/preguiça em relação à importância dos alongamentos para praticantes e não praticantes de exercício físico. Quando refiro preconceito é no sentido em que ainda se pensa que fazer alongamento prejudica de alguma forma o aumento da massa muscular, e quando refiro preguiça, é quando se ultrapassa esta fase do treino.

Sabemos hoje que não só faz sentido fazer-se os alongamentos no final do treino, mas também no início, mas de uma forma dinâmica, de modo a beneficiar os resultados do bem-estar do praticante.

Estes alongamentos dinâmicos servem para preparar as fibras musculares e preparar os movimentos aumentando-lhes a amplitude. Estes, devem ser feitos numa fase inicial do treino, na fase de aquecimento de forma gradual, aumentando a amplitude de forma constante.

O alongamento na fase final é tão importante com os dinâmicos, e devem ser feitos sempre na apos uma sessão de exercício. É de ter em conta que estes não devem ser efetuados logo apos a “agressão” muscular, mas somente apos a fase de retorno à calma quando os músculos e tendões já se encontram numa fase já com uma menor tensão, e deverá ter uma duração aproximadamente de 20 a 30 segundos.

Tendo em contas, os alongamentos só tem benefícios, desde que sejam feitos de uma forma adequada, poderá ter como vantagens, a redução da tensão muscular e relaxamento, melhoria da coordenação, contribuindo para movimentos, mais soltos e fáceis, aumento do arco de amplitude muscular, prevenção de lesões, desenvolvimento da consciência corporal, ativação da circulação.

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Texto de Francisco Magalhães