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Prática de Exercício na Menopausa

A menopausa é uma fase muito delicada da vida da mulher durante a qual acontecem modificações fisiológicas, metabólicas e hormonais, como resultado de um conjunto de alterações nos ovários e na secreção das hormonas que controlam o ciclo menstrual. Geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos de idade. Os sintomas são variados e não é igual com todas as mulheres, pois enquanto algumas não tem complicações, outras sentem vários desconfortos no seu dia-a-dia, tais como mudanças repentinas de humor, irritabilidade, insónias, depressão, redução da libido e falta de lubrificação vaginal e as famosas ondas de calor pelo corpo acima independentemente do clima. Tudo isto está associado à redução dos níveis de estrogénio e consequente produção de hormonas, que provocam um grande impacto no corpo da mulher. O metabolismo abranda, o que leva a perda de massa muscular e, logo, à menor capacidade de queimar calorias. A acumulação de gordura na zona abdominal acentua-se, aumentando o risco de doenças cardiovasculares. A densidade óssea diminui e a mulher fica mais susceptível a desenvolver osteoporose, aumentando o risco de ter fracturas.

 Umas das formas de melhorar a qualidade de vida passa pela prática de exercício  físico regular, que segundo a a American College of Sports Medicine (ACSM), deverá ser de pelo menos 30 minutos diários. Praticar exercício físico irá ajudar a aumentar a auto-estima, reduzir o stress, problemas de sono, permitindo-lhe uma sensação de bem estar, graças á libertação de serotonina (hormona da felicidade) e de endorfinas, neurotransmissores que promovem uma sensação de bem estar, reforça a massa muscular, previne o aumento de peso e fortalece a estrutura óssea. Por outro lado, ajuda a manter um peso adequado, ajudando a prevenir a obesidade e a diabetes, melhora a capacidade cardiovascular, facilitando a circulação sanguínea e diminuindo o risco de hipertensão.


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Texto de Viviano Rocha