Evolve Fitness Concept

Libertação Miofascial

A palavra miofascial significa fáscia muscular que envolve todos os tecidos musculares, como tal é de extrema importância. Envolve todos os órgãos, glândulas e células do corpo, e rodeia o sistema circulatório, nervoso e músculo-esquelético, assim como o tubo digestivo. Tem como principais funções a estabilização, proteção e coordenação.

Os trigger points (chamados pontos-gatilho) são nódulos discretos situados nos limites dos tecidos miofasciais que quando estimulados, causam uma dor, podendo causar alterações no sistema autónomo, como um aumento de secreção de suor, frio, lágrimas, saliva e arrepios. Podem apresentar-se como trigger point latente, ou seja, aquele no qual a dor referida só se manifesta quando realizada algum tipo de pressão, ou trigger point ativo, aquele no qual a dor referida é manifestada mesmo sem qualquer pressão.

Relativamente às suas causas de ativação poderá ser através de;

·         Movimentos repetitivos;

·         Sobrecarga;

·         Desequilibrio na articulação;

·         Contracção extrema por muito tempo;

·         Trauma;

·         Stress.

Ao realizar a libertação miofascial irá traze-lo vários benefícios, tais como:

1- Causa um aumento a curto prazo da flexibilidade, que dura mais do que 10 minutos e não afeta a performance desportiva;

2- Aumenta a amplitude do movimento, eventualmente por diminuição das adesões entre as camadas da fáscia;

3- Pode aumentar a flexibilidade a longo prazo, em programas com duração superior a duas semanas;

4- Pode reduzir as dores musculares percebidas e aumentar o limiar de pressão de dor durante as 48 horas após exercício intenso.

Comece já hoje a preocupar-se com o bem-estar do seu corpo! Saiba como!

Texto de Diogo Lopes