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Exercício e as Hérnias

É cada vez mais comum, nos ginásios de hoje,  aparecerem pessoas com as mais diversas patologias. Destas, as mais comuns são as “famosas” hérnias. E o que são hernias? São saliências de tecidos para fora do seu local “correto”, por isso, quando falamos das mesmas, não tem que ser necessariamente na coluna vertebral, apesar de serem as  mais comuns. Existem também hérnias umbilicais, inguinais, e outras.
Ao falarmos das hérnias discais, sabemos que se trata um deslocamento de uma parte do disco intervertebral para fora da sua localização anatómica normal, comprimindo as estruturas nervosas, provocando dor e alterações neurológicas.

Podemos dividi-las em 3 denominações: hérnia discal cervical, dorsal ou torácica, e lombar.
As principais causas são a diminuiçao de água nos discos com o avançar da idade (tornando os discos menos elasticos), predisposição genética, levantamento de pesos de forma desadequada, excesso de peso corporal, entre outras.
Os sintomas são provocados pela compressão e inflamação dos nervos ou da medula, e variam conforme a localização e a gravidade da protusão discal.
O exercicio é aconselhado para melhorar a qualidade de vida destas pessoas, e para esse efeito, deve ser feito um programa adequado ás necessidades destes, tendo em conta o tipo de hérnia discal diagnosticado.
Nesse caso, após a indicação do médico para que possa iniciar/continuar o exercicio fisico, deve ser elaborado um programa individualizado, consoante as caracteristias individuais do mesmo, idade e condiçao fisica.
Este programa deve conter sempre um maior foco no reforço muscular da zona da coluna afetada (cervical, dorsal, lombar), assim como musculos mais profundos (core), e o foco em exercicios de mobilidade. Deve-se evitar exercios balisticos e pliometricos, e a carga dos exercicios deverá ser baixa, com uma progressão lenta.

O importante é não deixar de treinar, desde que seja da forma mais adequada, e para isso, procure sempre ajuda de um Personal Trainer!

Para mais informações deixe o seu contacto e em breve será contactado por um dos nosso Personal Trainers!

Texto de Francisco Magalhães