Evolve Fitness Concept

A IMPORTÂNCIA DO EQUILÍBRIO FÍSICO

Equilíbrio é a palavra-chave para tudo na vida, tudo o que é  em excesso pode ser prejudicial, e a falta também é um sinal de risco. O equilíbrio é necessário para executar todos os exercícios de forma correta, é importante trabalhar a estabilidade, nomeadamente o CORE para conseguir resistir à força da gravidade, logo mantermos o equilíbrio, seja quando estamos sobre um apoio, dois ou quatro. Esta componente de treino deve estar presente em todas as sessões de treino de modo a ser uma aliada dos treinos de força e cardio.

O equilíbrio divide-se entre estático e dinâmico, como o próprio nome indica o equilíbrio estático é definido por falta de movimento, ou seja, é o equilíbrio que permite executar um exercício sem deslocação, exemplo: posição de avião. O equilíbrio dinâmico engloba como exemplo uma caminhada, conseguirmos controlar o nosso corpo para não cairmos.

Hoje em dia existe mais conhecimento sobre o risco de lesão que há quando não se é acompanhado por um Personal Trainer ao tentar ultrapassar os limites, queremos dizer com isto que ao praticar a sobrecarga e a musculatura não estiver equilibrada irá sempre haver compensação, ou seja, uma parte do corpo é mais recrutado que outra, resultando na assimetria corporal.

Trabalhar o equilíbrio e a estabilidade permite que no futuro tenha uma qualidade de vida melhor. Quando somos bebés somos muito mais flexíveis, mas com a idade vamos ficando mais rijos, logo aumenta o risco de queda, muito característico da terceira idade. É necessário desenvolver a mobilidade das articulações, o equilíbrio é a estabilidade corporal.

Ana Rita Abreu