Evolve Fitness Concept

EXERCÍCIO NO PÓS-PARTO

O início do exercício após o parto é algo que deixa as mulheres pouco seguras. Porquê?

Porque a mulher fica na dúvida de qual o melhor momento para iniciar, se o seu corpo já está preparado.

Para responder a estas questões é necessário em primeiro lugar junto do seu(sua) obstetra/ginecologista avaliar os órgãos envolvidos na gestação e no parto.

Depois do médico permitir a prática desportiva, é importante procurar um(uma) fisioterapeuta especialista em recuperação pós-parto para avaliar a diástese e o períneo de modo a aconselhar o tipo de esforço físico que pode fazer para evitar que os retos abdominais distanciem-se mais e que desenvolva incontinência urinária.

Em terceiro lugar comece por fazer pilates pós-parto com um personal trainer especializado nesta área, contudo se já praticava exercício físico antes da gravidez pode começar em simultâneo com as aulas de pilates, treino de força e cardio. É preciso ter atenção que ao começar o exercício físico tem de iniciar de forma gradual, pois o corpo levou 9 meses a sofrer bastantes alterações e ainda não “voltou ao sítio”. Deste modo um personal Trainer irá ajudar da forma mais correta para não desencadear lesões, nem retroceder toda a evolução após o parto.

Ao fazer exercício vai notar certamente mais energia para cuidar do seu bebé e irá sentir-se melhor com o seu corpo.

 

Ana Rita Abreu