Evolve Fitness Concept

A IMPORTÂNCIA DE AVALIAR

Avaliar. Será que é assim tão necessário avaliar? Para que serve? Que conclusões retiramos?

Como todos podemos imaginar, a importância da avaliação é determinante na análise do estado atual da pessoa que vai treinar. Ao determinamos esse “estado”, conseguimos definir e determinar uma estratégia para o desenvolvimento do plano, da forma mais adequada e equilibrada.

Estas avaliações normalmente englobam várias áreas, como a avaliação do estado de saúde através de questionários que normalmente são efetuados em forma de conversa, e estes permitem-nos identificar alguns fatores de risco e de doença, o que nos permite ter uma maior sensibilidade perante algumas possíveis condicionantes para melhor pratica do treino.
Para determinar a aptidão física (capacidade para executar atividades ocupacionais e recreativas, diariamente sem excesso de fadiga, ACSM) utilizamos vários testes para determinarmos a aptidão cardiorrespiratória, composição corporal, força muscular, resistência muscular.

Estas categorias são todas possíveis de se avaliar no seu processo de treino, desde que os protocolos dos seus testes sejam efetuados com rigor. Na maior parte das vezes, são unicamente utilizados como avaliação a composição corporal através das balanças com bio impedância, tendo essas um grau de erro aceitável como medição do peso e das percentagens de gordura e de massa muscular. Este processo de avaliação, sendo um método simples, pode ser bastante eficaz na dinâmica de avaliação e reavaliação promovendo uma melhor adaptação ao planeamento do treino.

Com o nosso acompanhamento personalizado poderá ter os métodos de avaliação incluídos no serviço da forma mais adequada para que a sua progressão no treino seja otimizada.

Entre em contacto com um dos nossos Personal Trainers e obtenha uma avaliação gratis!!

Texto de Franscisco Magalhães.